Marta Gonçalves ao lado do filho, o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves; e do marido, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves. Foto: Reprodução/Facebook.

Citada em áudio do próprio filho, o prefeito eleito de Aquiraz, Bruno Gonçalves (PL), como eventual beneficiária de esquema de compra de votos, no pleito do ano passado, a ex-vereadora Marta Gonçalves (PL) foi beneficiada pelo prefeito Sarto com cargo na Prefeitura de Fortaleza.

Assim como fez durante toda a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, a ex-parlamentar volta a comandar a Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas da Capital.

Eleita pela primeira vez como vereadora em 2016, com 6.685 votos, Marta Gonçalves só atuou na Câmara Municipal de Fortaleza por alguns meses, visto que logo no início da Legislatura assumiu o cargo, a convite de Roberto Cláudio. No pleito do ano passado, porém, a parlamentar não conseguiu reeleição.

Ainda na legislatura passada, o PROS entrou com representação contra Marta Gonçalves, por quebra de decoro parlamentar, uma vez que ela foi citada pelo filho, Bruno Gonçalves, à época deputado estadual, como eventual beneficiária de um esquema de compra de votos em Fortaleza. Em áudios, o parlamentar conversa com um pretenso candidato a vereador, solicitando seu apoio para tentar reeleger a mãe.

Bruno Gonçalves também foi denunciado pelo PROS, mas o parlamentar renunciou ao mandato de deputado antes que o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa iniciasse qualquer ação contra ele. Isso só foi possível porque o deputado foi eleito prefeito do Município de Aquiraz.

Marta Gonçalves, por sua vez, apesar de não ter conseguido reeleição, agora é beneficiada com cargo pelo prefeito Sarto, justamente a mesma função que teve durante os quatro anos de mandato do ex-prefeito Roberto Cláudio, o de coordenadora de Política Sobre Drogas.

Outros políticos também foram beneficiados pelo prefeito Sarto. Um desses nomes é o da presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Eneylândia Rabelo, que passará a ser diretora do Departamento de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor. Natália Rios (PDT), que foi candidata à vereadora pela sigla pedetista, coordenará a Coordenadoria de Participação Social.

O ex-vereador Evaldo Lima, do PCdoB, foi agraciado com o cargo de secretário-executivo da Secretaria de Cultura, e atuará ao lado de Elpídio Nogueira, irmão do prefeito Sarto e secretário de Cultura nomeado.  Adolfo Viana, que foi candidato a vereador pelo PV, e é filho do então candidato a vice-prefeito pelo PV, Galba Viana, assumiu a coordenadoria-adjunta de Juventude.

Atos de nomeações:

– O PREFEITO MUNICIPAL DE FORTALEZA, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE nomear, nos termos do art. 11, item II da Lei nº 6.794, de 27.12.1990, do Estatuto dos Servidores do Município de Fortaleza, publicado no DOM nº 9.526 – Suplemento de 02.01.1991, MARTA MARIA DO SOCORRO LIMA BARROS GONÇALVES, para exercer o cargo em comissão de COORDENADOR ESPECIAL, simbologia S-1, do(a) COORDENADORIA ESPECIAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS, integrante da estrutura administrativa do(a) GABINETE DO PREFEITO, a partir de 01/01/2021. José Sarto Nogueira Moreira – PREFEITO DE FORTALEZA.

 

>FRANCISCO EVALDO FERREIRA LIMA, para exercer o cargo em comissão de SECRETÁRIO-EXECUTIVO, simbologia S-2, integrante da estrutura administrativa do(a) SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA DE FORTALEZA

>NATÁLIA SOARES RIOS, para exercer o cargo em comissão de COORDENADOR, simbologia S-2, do(a) COORDENADORIA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL, do(a) COORDENADORIA DE PARTICIPAÇÃO SOCIA

>ADOLFO CESAR SILVEIRA VIANA, para exercer o cargo em comissão de COORDENADOR ADJUNTO, simbologia DG-1, do(a) COORDENADOR ADJUNTO, do(a) COORDENADORIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.