Coletiva de imprensa do prefeito foi ao lado de secretários. Foto: Divulgação/PMF.

O prefeito de Fortaleza, Sarto, apresentou, durante a manhã desta segunda-feira (11), uma série de ações que visam evitar os prejuízos com a quadra chuvosa deste ano, que pode ser mais intensa do que a ocorrida em 2020. Durante entrevista coletiva, o chefe do Poder Executivo da Capital cearense também afirmou que o Governo do Estado pode adquirir vacinas contra a Covid-19 diretamente da China.

A Funceme só deve anunciar o quadro do período de chuvas no Ceará no dia 19 de janeiro próximo. No entanto, os prognósticos apontam precipitações maiores do que as ocorridas no ano passado, o que levou o Governo Municipal a adotar medidas preventivas para evitar danos à população, como os que ocorreram no início de 2020.

“Esse Comitê da Quadra Chuvosa se reúne preventivamente e é composto por órgãos das secretarias de Fortaleza e do Estado. Um conjunto de atores que procuram prevenir os possíveis danos e algumas demandas conhecidas que acontecem em decorrência da quadra chuvosa”, disse Sarto.

Algumas arboviroses também se somam aos problemas estruturais ocasionados pelas precipitações chuvosas em Fortaleza. De acordo com o prefeito, muito já tem sido feito desde o ano passado, mas um dos problemas diz respeito ao retorno de famílias para as áreas de risco. Para o prefeito, esta é uma questão pedagógica que também demanda tempo para ser sanada.

“A chuva em Fortaleza não precisa ser constante. Um evento volumoso traz consigo alguns prejuízos à população”, disse. Segundo ele, a Prefeitura está tentando atuar preventivamente em todas as áreas, indo desde a desobstrução de canais, drenagem de ruas, até a aquisição de colchonetes e insumos para casos mais graves que afetem a  vida das pessoas diretamente.

“A gente fica preocupado, mas quero garantir que a Fortaleza que esta equipe está trabalhando. A gente sempre aconselha as famílias, mas é um processo pedagógico. A gente precisa compreender as dificuldades das famílias. Vamos trabalhar em todas as vertentes”, afirmou Sarto.

Para reduzir a transmissão de doenças ocasionadas por diversos vetores, a exemplo do mosquito Aedes aegypti e de roedores, a Prefeitura de Fortaleza iniciou, em novembro de 2020, as ações preparativas para a quadra chuvosa de 2021. Reunindo cerca de 1.200 profissionais da Vigilância Ambiental, a estratégia segue até fevereiro e visa à realização de 538 mil visitas domiciliares.

As atividades incluem inspeção de pontos estratégicos em parceria com a Agência de Fiscalização (Agefis), monitoramento de imóveis de grande fluxo, blitze educativas, abordagens, exposições em comércios, terminais de ônibus e barracas de praia; orientações educativas nas Unidades de Atenção Primária (UAPS), além da limpeza de logradouros públicos para a remoção de materiais descartáveis, de inservíveis e de pneus que configurem potenciais criadouros, em parceria com a Secretaria da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP).

Coronavírus

O prefeito também respondeu a questões sobre o novo coronavírus, em especial a discussão sobre a chegada de vacinas para imunização da população. Segundo ele, já existem várias movimentações, sendo possível até a aquisição de vacinas diretamente do Governo chinês.

“Há todo um movimento do consórcio dos governadores, inclusive, com a tentativa de aquisição diretamente da China. Mas é preciso que se regularize a liberação da vacina. Você tem que ter um órgão que testifique o uso da vacina. A gente tem tido todo um esforço necessário para que o Ceará e Fortaleza adquiram e façam seu plano de imunização”, disse.

Com informações da Ascom/PMF.