Léo Couto ao lado do pai, o ex-vereador José Maria Couto. Foto: Reprodução/Facebook.

Figurando entre as maiores bancadas da Câmara Municipal de Fortaleza, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), vai aos poucos, se consolidando, novamente, como uma das principais agremiações no cenário político local. A legenda conseguiu uma vaga na Mesa Diretora e deve comandar a comissão de Orçamento da Casa Legislativa.

A comissão de Orçamento é uma das mais importantes do Legislativo, uma vez que é lá onde se discute o orçamento da cidade, bem como as propostas de emendas apresentadas pelos 43 vereadores da Capital. O vereador de primeiro mandato e presidente do PSB de Fortaleza, Léo Couto, deve comandar o colegiado.

O PSB já conseguiu indicar um nome na Mesa Diretora da Câmara, Eudes Bringel, que atuará na 3ª vice-presidência. Além do Legislativo, o partido tem espaço de destaque no Executivo de Fortaleza, uma vez que o vice-prefeito da cidade, Élcio Batista, é filiado à legenda. Além de ser vice-prefeito, Élcio também passou a comandar o Instituto de Planejamento de Fortaleza, o Iplanfor.

Já o ex-vereador Ésio Feitosa (PSB), que foi líder do Governo Roberto Cláudio nos últimos quatro anos, está atuando como articulador político da gestão Sarto.

O PSB já foi a maior força política do Ceará. No entanto, com a saída do grupo político dos irmãos Ciro e Cid Gomes, a legenda passou por algumas outras direções, mas nenhuma delas conseguiu alavancar o grêmio novamente. Mais recentemente, cada vez mais ligado ao governador Camilo Santana (PT), o partido conseguiu eleger um deputado federal, Denis Bezerra – que preside a legenda na esfera estadual – e está, atualmente, com dois deputados na Assembleia Legislativa, Audic Mota e Nizo Costa.

No pleito de 2020, com mais de 75 mil votos, o partido conseguiu eleger três vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza. A última vez que a agremiação elegeu representantes para a Casa foi em 2012, com as reeleições de Salmito Filho e Elpídio Nogueira.

De acordo com Léo Couto, o partido buscou se reformular durante um ano, e conseguiu atrair ex-vereadores e candidatos que tiveram votação expressiva em pleitos passados. Para os próximos anos, já de olho nas eleições gerais de 2022, o dirigente ressaltou que a ideia é levar a juventude para dentro das instâncias partidárias, visando modernizar a agremiação.

“As pessoas precisam se interessar pela política. Eu sempre me pautei por trazer pessoas novas, a juventude, para dentro do partido. É isso que o Élcio, o Denis e eu sempre falamos. Vamos fazer um novo PSB nos próximos anos”, ressaltou.

Temas

O PSB na Câmara de Fortaleza é composto por Léo Couto, Eudes Bringel e Fábio Rubens. O trio deve se pautar, principalmente, por temas que abordem os esportes e o empreendedorismo. “Temos que trabalhar pensando no coletivo, na capacitação das pessoas. Temos que criar esperança nas pessoas, nos nossos jovens, nas mulheres, para que essa mudança venha acontecer na vida delas”, disse o presidente municipal da sigla.

Léo Couto é filho do ex-vereador José Maria Couto e neto do também ex-vereador Gerôncio Bezerra. Tanto seu pai quanto seu avô foram presidentes da Câmara Municipal de Fortaleza, sendo José Maria o responsável por adquirir a atual sede do Legislativo da Capital cearense. Vinte anos depois da última eleição do pai, em 2000, Léo foi eleito ano passado com mais de 9.400 votos.