Deputado Tony Brito quer os alunos fazendo exames de oftalmologia, fonoaudiologia e otorrinolaringologia. Foto: Reprodução/ALECE.

Os alunos da rede pública estadual de ensino poderão ter acesso, anualmente, à oferta de consultas clínicas oftalmológica, fonoaudiológica e otorrinolaringológica. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado Tony Brito (Pros), em tramitação na Assembleia Legislativa.

De n° 313/20, a matéria, caso aprovada, deverá estabelecer uma política pública de saúde escolar para consulta clínica nas três especialidades: oftalmologia, fonoaudiologia e otorrinolaringologia.

O autor propõe também que as secretarias Estadual de Educação e a da Saúde deverão, conjuntamente, adotar providências necessárias para a realização das consultas e de possíveis exames complementares, que deverão ser realizados na rede pública de saúde do Estado.

O projeto ainda permite ao Estado a possibilidade de realizar parcerias com órgãos municipais, federais ou privados, para realização das avaliações e exames.

Tony Brito ressaltou que a medida é importante, não apenas para garantir o tratamento, em caso da descoberta de uma doença, mas também como medida de precaução. “Além de efetivar um direito constitucional, temos que considerar a medicina preventiva, visto que o acompanhamento médico dos alunos da rede pública, além do aspecto da prevenção, temos a construção de históricos médicos que possibilitam um melhor acompanhamento a longo prazo”, detalhou o autor.

O projeto de Lei ainda será apreciado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, bem como nas comissões de mérito. Se aprovado nos colegiados, poderá ser pautado para votação em plenário.

Fonte: site do ALECE.