O objetivo é capacitar mais de 94 mil profissionais que atuam diretamente nas ações de imunização em municípios de todo o país. Foto: Reprodução/Conasems.

Após a aprovação pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) das vacinas da Fiocruz e do Instituto Butantan contra a COVID-19 para uso emergencial em todo o território brasileiro, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com apoio do Ministério da Saúde, lançou nesta quinta-feira (21) o programa ImunizaSUS, que vai transformar as unidades Básicas de Saúde (UBSs) em salas de aula.

O objetivo é capacitar mais de 94 mil profissionais de saúde que atuam diretamente nas ações de imunização em municípios de todo o país. O lançamento, em Brasília, contou a com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; do Secretário de Vigilância em Saúde (SVS/MS), Arnaldo Medeiros; do Secretário Executivo do Conass, Jurandi Frutuoso; e da representante da OPAS/MS no Brasil, Socorro Gross.

A capacitação tem carga total de 180 horas e será ofertada no modelo de Ensino à Distância (EAD) com tutoria a partir de teleaulas transmitidas por satélite no Canal de Televisão Mais Conasems exibidas em horários pré-definidos nas UBS do país. Além disso, todas as aulas também serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como conteúdo didático estruturado na linguagem web no formato de streaming. 

ImunizaSUS foi construído a partir de três pilares: Capacitação, Pesquisa e Comunicação. Pensado para oferecer informações técnico-científicas e atualizadas para profissionais de saúde, o projeto também propõe ações de engajamento para a sociedade sobre a importância da vacinação. Atualmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI) engloba 19 imunobiológicos, incluindo a vacina contra a COVID-19, entretanto, nos últimos anos o PNI tem identificado queda na cobertura de vários imunizantes o que traz danos não apenas à saúde das pessoas, como compromete o pleno funcionamento do SUS.

A emergência em saúde pública provocada pelo novo coronavírus foi fator preponderante para incluir na capacitação conteúdos que incluem a operacionalização das vacinas produzidas pela Fiocruz e Instituto Butantan nos municípios, bem como sobre a Política Nacional de Imunização e a COVID-19.

Fonte: Agência Brasil e Conasems.