Sarto apresentou o Plano Municipal de Vacinação. Foto: Reprodução/Instagram.

Fortaleza receberá 80 mil doses da CoronaVac nesta primeira etapa da vacinação contra a Covid-19, garantiu o prefeito José Sarto Nogueira (PDT), em transmissão ao vivo nas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (18). A intenção é iniciar a vacinação ainda no dia de hoje.

Como são duas doses por pessoa, a ideia da Prefeitura de Fortaleza é imunizar 40 mil pessoas no prazo de sete dias. A segunda dose deverá ser aplicada cerca de três semanas depois.

Neste primeiro momento, serão vacinados os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, seja em instituições públicas ou privadas. Nestes casos, a vacinação será feita nos locais de trabalho.

São considerados profissionais ativos da linha de frente os que atuam em:

. Unidades hospitalares COVID: Enfermaria e UTI;
. Transporte pré hospitalar (SAMU);
. UPAS;
. Emergências de hospitais porta aberta;
. Vacinadores;
. Laboratórios de biologia molecular;
. Centros de coleta, testagem e atendimento COVID;
. ACS, ACE visitadores domiciliares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, médicos e dentistas da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Deficientes e cuidadores

Na coletiva de Sarto, foi anunciado ainda que deficientes acima de 18 anos e cuidadores de idosos que estão em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) serão também vacinados nesta primeira fase.

Capacidade e preparação

O prefeito afirmou que haverá 79 equipes de vacinação em Fortaleza, cada uma com cinco integrantes, e que, caso houvesse vacina suficiente, Fortaleza teria a capacidade de vacinar até 14 mil pessoas por dia.

Sarto lembrou que não há necessidade de as pessoas deixarem suas casas em busca de vacinação. Ele explicou que haverá agendamento em tempo oportuno, feito pela população através de aplicativo.

Os grupos de risco serão vacinados em domicílio, profissionais de saúde da linha de frente serão vacinados nos locais de trabalho. Haverá ainda diversos centros de vacinação, como Centro de Eventos, Cucas, Paulo Sarasate e Castelão.