Coletiva foi transmitida pelas redes sociais. Foto: Reprodução.

A Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado anunciaram, nesta sexta-feira (22), novas ações de combate à pandemia de Covid-19. Dentre elas, está a proibição de consumo e compra de bebidas alcóolicas em bares, restaurantes, barracas de praia, pontos ambulantes, lojas de conveniência situadas ou não em postos de combustível, além de qualquer outro estabelecimento privado com acesso público ou restrito, a partir das 22h, para evitar aglomerações.

Em coletiva de imprensa, o coronel Eduardo Holanda, titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, afirmou ainda que a praia dos Crush seguirá fechada, com gradis impedindo a entrada (algo já feito no último final de semana), além de fechamento de vias que costumam receber aglomerações em período de pré-carnaval (eventos dessa ordem seguem proibidos).

Em vigor a partir desta sexta-feira (22), as restrições seguirão por tempo indeterminado. Para assegurar a eficácia das medidas, estarão em campo efetivos da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)) e Vigilância Sanitária.

Coronel Holanda lembrou que a fiscalização será reforçada, tanto em pontos específicos como de forma volante, e o descumprimento do decreto acarretará em advertências, multas pecuniárias e até o fechamento de locais, em caso de reincidência.

Conforme o Decreto Estadual Nº33.904, de 21 de janeiro de 2021, o desrespeito às normas sanitárias poderá desencadear, por meio dos órgãos fiscalizadores, a aplicação de multa de até R$ 75 mil, a qual poderá ser dosada por dia de descumprimento.

Na última quinta-feira (21), o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) já haviam antecipado o endurecimento da fiscalização do cumprimento dos decretos, inclusive fechando áreas comuns de condomínio e a sugestão de que viagens intermunicipais sejam evitadas.