Em dezembro de 2020, PT de Fortaleza decidiu que faria oposição a Sarto. Foto: Divulgação.

O vereador Ronivaldo Maia acredita que o Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Fortaleza manterá a decisão da executiva municipal de oposição à gestão do prefeito Sarto. No entanto, ele acredita que, visando evitar o crescimento do bolsonarismo na Capital cearense, é possível que haja proximidade natural entre a agremiação e o Governo pedetista.

Ter o PT na oposição pode ser melhor para o prefeito Sarto. O apoio poderia sair “caríssimo”

PT decide fazer oposição à gestão de Sarto em Fortaleza. Câmara terá duas bancadas oposicionistas

De acordo com o parlamentar,  até o momento, o presidente do PT na Capital, Guilherme Sampaio, ainda não foi notificado pela executiva estadual sobre suspensão da decisão de manter oposição ao prefeito Sarto. Em dezembro passado, ainda que sob divergência, o Partido dos Trabalhadores decidiu se opor a gestão atual, o que foi recebido com protesto por algumas lideranças petistas.

Em seguida, esse grupo contrariado, dentre eles o governador Camilo Santana, entrou com recurso junto a executiva estadual exigindo suspensão da decisão local, o que foi acatado. “Eu penso que vamos cumprir a nossa decisão interna. Não estamos desrespeitando o partido porque a instância é o diretório municipal, seja a decisão boa ou ruim, ela foi expressada”, disse o vereador.

Segundo Ronivaldo, a decisão da estadual suspendeu e recomendou um novo debate, o que não aconteceu. De acordo com Ronivaldo Maia sua posição quanto ao novo Governo se dará de acordo como que foi apresentado pela gestão. “O Sarto é um novo capítulo, um novo prefeito. Minha postura será respeitosa, até pela relação que tenho com o Elpídio (secretário de Cultura, irmão do prefeito)”.

De acordo com o vereador, a oposição que fará será “programática, de conteúdo”, não necessariamente ao lado do PSOL, buscando demarcar, mas defendendo os ideais da ideologia de esquerda. “A relação com o Governo Sarto será de respeito, de ouvir com atenção as propostas que venham do Governo. Aí vou me posicionar sobre cada matéria”.

Segundo Ronivaldo, o vereador Guilherme Sampaio não foi notificado da decisão da estadual, o que fará com que a decisão da executiva municipal continue da forma como foi aprovada em dezembro. “Eles mandam suspender e não decidem qual a posição. Recomenda que o diretório senta e o diretório não sentou ainda porque o presidente Guilherme não foi notificado. E o Guilherme, na situação de desconforto, vai dizer que não foi notificado e a bancada vai para a oposição”.

Suplentes

Ainda de acordo com o vereador, no decorrer do ano, com os embates entre bolsonaristas e alas de esquerda na Câmara Municipal poderá ocorrer uma proximidade entre os petistas e o PDT, o que pode mudar os rumos do PT na Casa Legislativa.

Outro ponto a ser levado em consideração é a participação do governador Camilo Santana neste processo, uma vez que ele pode convidar, assim como fez no passado, vereadores petistas a compor sua gestão, o que abriria espaço para suplentes mais alinhados com o Governo de Sarto.