O partido Podemos emitiu nota nesta terça-feira (12) exigindo que o governo inclua as pessoas com deficiência e as pessoas com doenças raras entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. O líder do partido, senador Alvaro Dias (PR), ressalta que parte dessa população acumula comorbidades que podem agravar a doença, aumentando o risco de morte em até 10 vezes e, por isso, merece prioridade.

Veja a Nota:

“O PODEMOS demanda que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal inclua entre os grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19 as pessoas com deficiência e as pessoas com doenças raras.

De fato, grande parte dessa população acumula comorbidades que podem agravar a doença, além de deficiência imunitária, complicações fisiológicas, anatômicas e até mesmo de comunicação, complicadores do quadro, dificultando a cura e aumentando o risco de morte em até 10 vezes.

Por esse motivo, o PODEMOS entende que é justo e necessário que essas pessoas recebam tratamento prioritário, já que são claramente mais vulneráveis à doença e dependentes do olhar sensível dos agentes públicos.”

O senador Romário (Podemos-RJ), que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), lembrou que pessoas com deficiência e idosos já têm prioridade de atendimento, por lei, em questões como o recebimento da restituição do Imposto de Renda, proteção e socorro em quaisquer circunstâncias e procedimentos judiciais.

“Direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Com Deficiência, pelo Estatuto do Idoso e pela Lei 12.008/2009”, escreveu nas redes sociais.

Assinam a nota os senadores: Alvaro Dias, Eduardo Girão (CE), Flávio Arns (PR), Lasier Martins (RS), Marcos do Val (ES), Oriovisto Guimarães (PR), Reguffe (DF), Romário e Styvenson Valentim (RN).

Fonte: sites da Agência Senado e do Podemos.