Prefeito visitou nesta quarta-feira (13) intervenções da Prefeitura no bairro Barra do Ceará. Foto: Divulgação.

“Sou da periferia”. Durante toda a campanha eleitoral em rádio e televisão, o prefeito Sarto buscou se colocar como alguém que surgiu das classes menos favorecidas de Fortaleza. Nas duas semanas como chefe do Poder Executivo da Capital cearense, ele tem procurado fortalecer esses laços e dado prioridade a ações do Governo nessas regiões da cidade.

Na manhã desta quarta-feira (13), por exemplo, Sarto visitou intervenções que estão em execução no bairro Barra do Ceará, onde viveu parte da infância. Além da urbanização do Morro do Santiago, o gestor acompanhou as obras do Projeto Beira Rio, ambas em andamento na localidade.

A iniciativa busca reafirmar as prioridades elencadas pela atual gestão no âmbito do urbanismo, do turismo sustentável e da geração de emprego e renda. “Inicio esta quarta-feira visitando as obras de urbanização do Morro de Santiago, na minha querida Barra do Ceará. Estamos construindo aqui um Mirante, uma das vistas mais lindas da nossa cidade”, disse Sarto em suas redes sociais.

Orçadas em mais de R$ 299 mil, as obras incluem, além da construção de um mirante, novo passeio, pintura, contenção, mobiliários urbanos e boxes para empreendedores locais. Além disso, a urbanização de vias e o espaço destinado à segurança cidadã pluralizam a nova ambiência local.

“Este é o ambiente onde me criei. Ao revisitar a Barra do Ceará, vejo o encontro do rio com o mar, onde costumava nadar quando criança. Esta é a geografia que me fez crescer sensível às causas da população mais carente. A qualidade das obras aqui desenvolvidas é a mesma da área mais nobre de Fortaleza”, afirmou.

Até janeiro de 2022, a gestão espera entregar um calçadão com quiosques, quadras de areia, pavimentação, iluminação especial, projeto paisagístico, área de contemplação com guarda-corpo e Academia ao Ar Livre. Paralelamente, a Praça Santiago vem sendo revitalizada e contará com novo piso, mobiliários urbanos e quadras poliesportivas.

Para otimizar a experiência de fortalezenses e turistas, a faixa de praia será equipada com chuveirões. Visando a democratização do acesso, serão implantados bicicletários, vagas de estacionamento e melhorias voltadas à acessibilidade. Integrado à Vila do Mar, o novo complexo visa fomentar a ocupação qualificada, o turismo sustentável e o comércio local. Para a finalidade, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 7,8 milhões.

“O intuito da proposta é integrar este espaço da Vila do Mar à Beira Mar, oferecendo o mesmo padrão de serviço público. O financiamento para a conclusão está garantido por recursos internacionais, que trarão, além de nova iluminação, maior trafegabilidade, segurança no trânsito, inclusão da juventude e estímulo à economia local”, sintetizou Sarto.

O prefeito tem dado preferência a bairros periféricos com maior representatividade na cidade, como o Serviluz, por exemplo. Lá, ele acompanhou obras do programa Meu Bairro Empreendedor. No Presidente Vargas, acompanhou intervenções de saneamento, drenagem e pavimentação, além de uma escola em tempo integral, que está quase pronta para ser entregue.

Emprego e renda

Além da atenção que vem buscando dar à periferia, o foco principal dos primeiros 100 dias do Governo Sarto devem ser o retorno seguro das aulas presenciais na rede pública de ensino, a imunização de parte da população de Fortaleza e a geração de emprego e renda, principalmente, entre jovens e mulheres.

Uma das primeiras visitas feitas por Sarto, inclusive, foi ao Hospital da Mulher e ao Ginásio Aécio de Borba, segundo ele, possíveis locais de vacinação contra a Covid-19. O prefeito também realizou inspeções em equipamentos públicos no bairro de Fátima, Centro, Pici, Papicu e na Praia de Iracema.