Localizado em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, o Centro de Distribuição de Medicamentos da Sesa tem garantido a oferta de medicamento, insumos e equipamentos para as unidades de saúde do Ceará. Foto: Reprodução/ Governo do Estado do Ceará

Para acelerar a chegada das vacinas a todos os municípios cearenses, o governador Camilo Santana informou que o Governo do Ceará preparou um plano de logística que irá utilizar transporte aéreo e terrestre para a entrega das doses.

O anúncio aconteceu na última sexta-feira (15) durante visita ao Centro de Distribuição de Medicamentos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em Maracanaú, onde estão armazenadas parte das seringas e agulhas adquiridas para garantir a vacinação contra a COVID-19.

Ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, o chefe do Executivo estadual destacou que o Ceará já está com tudo preparado para iniciar a vacinação assim que as doses chegarem.

O secretário Dr. Cabeto reforçou que o planejamento já foi feito e, agora, é aguardar a chegada das vacinas. ”O Ceará se antecipou e está com tudo isso programado, estruturado, já com uma logística muito bem estudada”, pontuou o titular da Sesa.

Localizado em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, o Centro de Distribuição de Medicamentos da Sesa tem garantido a oferta de medicamento, insumos e equipamentos para as unidades de saúde do Ceará. Essa eficiência, na visão de Dr. Cabeto, é fruto da organização implementada no local. ”Estamos cada vez mais melhorando tecnicamente o controle dos estoques, a previsão para que não haja falta de medicamento, a distribuição adequada para os hospitais. Tudo isso de uma maneira muito planejada”, disse o secretário.

O governador Camilo Santana se mostrou contente com a organização que viu nos processos de armazenamento, controle e distribuição. ”O controle precisa ser muito rigoroso na distribuição para não deixar faltar e garantir a validade dos medicamentos e insumos. É um sistema todo informatizado, que você sabe quanto é que tem de estoque, qual o produto, o prazo de validade”, comentou.

Fonte: Governo do Estado do Ceará