Nova Mesa Diretora assume dia 1º de fevereiro para o biênio 2021/2022. Foto: ALECE.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizará nesta segunda-feira (01/02), às 9 horas, solenidade de posse da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022. Haverá também a instalação da sessão legislativa com a participação virtual do governador Camilo Santana. A Constituição do Estado do Ceará diz, em seu Art. 47, o seguinte: “A Assembleia Legislativa reunir-se-á, anualmente, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro”.

Assim, na próxima segunda-feira (01) serão empossados o presidente Evandro Leitão (PDT), o primeiro vice-presidente Fernando Santana (PT), o segundo vice-presidente Danniel Oliveira (MDB), o primeiro secretário Antônio Granja (PDT), o segundo secretário Audic Mota (PSB), a terceira secretária Érika Amorim (PSD) e o quarto secretário Apóstolo Luiz Henrique (PP). João Jaime (DEM), Osmar Baquit (PDT) e Fernanda Pessoa (PSDB) assumem como suplentes.

A solenidade, que será transmitida ao vivo pelos veículos de comunicação e pelas redes sociais da Casa, será iniciada pelo presidente em exercício, deputado Fernando Santana. Para evitar aglomeração, a sessão será híbrida, com acesso restrito às dependências do prédio da Assembleia Legislativa. Somente parlamentares estaduais terão acesso ao Plenário 13 de Maio. Os profissionais de imprensa serão previamente cadastrados pelo setor de Comunicação Social para acompanhar a solenidade das galerias.

“Nós seguiremos os protocolos de segurança estabelecidos pelo decreto estadual, visando a saúde e o bem-estar dos deputados e servidores da Casa. A sessão híbrida proporcionará que evitemos aglomerações desnecessárias. O momento é de discernimento e acatamento às diretrizes apontadas pelas autoridades de saúde”, disse o deputado Fernando Santana, que presidirá a sessão de posse da nova Mesa Diretora.

“Neste sentido, também estabelecemos, junto com o deputado Evandro Leitão, que o acesso ao Plenário seja exclusivo dos parlamentares. Nem mesmo os assessores terão acesso ao recinto”, completou. Depois da posse, haverá a instalação da sessão legislativa com a presença virtual do governador Camilo Santana. O chefe do Executivo fará a leitura da mensagem governamental e, após a solenidade, está prevista uma entrevista coletiva, tudo pelo sistema virtual. O governador vai participar do Palácio da Abolição.

O presidente eleito, Evandro Leitão, reforça a importância das medidas de segurança contra a Covid-19 que a Casa tem tomado e destaca que a batalha contra a pandemia deverá ser o foco da atuação parlamentar ao longo dos próximos dois anos.

“Vamos abraçar o desafio de presidir a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para representar, da melhor forma possível, o povo cearense em toda a sua pluralidade, promovendo a democracia e tratando os parlamentares de forma isonômica. O Poder Legislativo continuará empenhado na luta contra o coronavírus para preservar vidas”, afirmou. “Realizaremos, ao longo da legislatura, projetos que visam aproximar o Parlamento dos cidadãos e cidadãs”, afirmou Leitão.

Com informações da ALECE.