Gardel Rolim recebeu o convite para ser líder na tarde do dia 31 de dezembro. Foto: CMFor.

O vereador de segundo mandato, Gardel Rolim (PDT), foi escolhido pelo prefeito Sarto como líder da base governista na Câmara Municipal de Fortaleza. Ao lado dele estarão Léo Couto (PSB), Luciano Girão (PP) e Professor Enilson (Cidadania), todos no primeiro mandato.

Rolim recebeu o convite do prefeito na tarde do dia 31 de dezembro, e de pronto, aceitou o desafio para liderar a maior bancada na Casa. O parlamentar tem perfil aglutinador, e nos últimos meses, teve papel de destaque na defesa da gestão do prefeito Roberto Cláudio, principalmente, quando das disputas com opositores filiados ao PROS.

Sarto escolheu Léo Couto, Luciano Girão e Professor Enilson como os parlamentares que darão suporte a Gardel. Apesar de novatos no Legislativo de Fortaleza, o trio tem atuação nos bastidores da política. O advogado Luciano Girão, por exemplo, já foi vice-prefeito na cidade de Maranguape.

Os quatro estarão na linha de frente contra as bancadas de oposição na Casa. Uma delas é formada pelo PROS, PSC, Podemos e Republicanos, partidos alinhados com o candidato a prefeito derrotado Capitão Wagner (PROS). Majoritariamente de direita, esses parlamentares também têm proximidade com as pautas do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Já a outra bancada, por enquanto, é formada pelos dois vereadores eleitos pelo PSOL (Gabriel Lima e Adriana “Nossa Cara”). Isso porque a decisão do PT de Fortaleza de estar alinhada à bancada oposicionista se encontra sub judice, após questionamentos de alas internas do partido que foram levados à executiva estadual da legenda.