Solenidade de posse de Sarto e Élcio Batista aconteceu na tarde desta sexta-feira (01) na Câmara Municipal. Foto: Divulgação/Redes sociais.

O prefeito de Fortaleza, Sarto (PDT), tomou posse na tarde desta sexta-feira (01), em solenidade híbrida realizada na Câmara Municipal. Em seu primeiro discurso como chefe do Executivo da Capital cearense, o pedetista destacou que terá como prioridade, nos primeiros 100 dias de gestão, o retorno seguro das aulas presenciais, bem como a recuperação da economia, focando na geração de emprego. O presidente da Câmara, vereador Antônio Henrique, também deu posse ao vice-prefeito, Élcio Batista.

A aquisição de vacinas contra a Covid-19 e a coordenação da imunização da população fortalezense é outro desafio que deve ter a atenção da gestão neste primeiro ano. Em seu primeiro pronunciamento como prefeito, Sarto disse ainda que em sua gestão não haverá lugar para o negacionismo e obscurantismo, principalmente, no que diz respeito à aquisição do material para imunização das pessoas.

Sarto afirmou que vai buscar diálogo e parcerias com o Governo do Estado, bem como com o Governo Federal, e enalteceu, principalmente, o apoio, as críticas e o auxílio que deve ter dos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza. “A partir de agora a nossa responsabilidade é administrar pensando no bem comum. Agora eu sou prefeito de todas e todos. A eleição acabou, é página virada. É momento de estarmos juntos neste momento difícil em que passa nossa cidade”, disse.

O prefeito destacou que a Capital cearense é, historicamente, desigual, mas nos últimos anos, durante a gestão de Roberto Cláudio, conseguiu atingir resultados positivos, principalmente nas áreas de Educação, Saúde, gestão fiscal, geração de emprego e renda. “Nossa responsabilidade é trabalhar dia e noite, todo o dia, para reduzirmos ainda mais as diferenças entre as condições de renda dos mais ricos e dos mais pobres. Sobretudo porque esta diferença foi acentuada pela pandemia”.

Sarto salientou ainda a necessidade urgente de promover a recuperação econômica, especialmente, com geração de emprego e renda para os jovens e mulheres, bem como a retomada das aulas e a garantia de vacinação para a população fortalezense. “Não há espaço para o negacionismo. A vida do nosso povo é o bem maior. Não podemos permitir que o obscurantismo nos impeça de fazer isso”.

Aos vereadores, o prefeito disse que, independente de ideologia ou cor partidária, eles podem esperar dele o máximo respeito e o diálogo necessário para que consiga avançar em conquistas para a cidade. “Na busca pelo melhor para Fortaleza conto com o espírito republicano e livre desta Casa, conto com o Poder Judiciário, o setor produtivo, a imprensa e nossos valorosos servidores. Fortaleza espera muito de nós e temos desafios grandes que precisam da cooperação com os governos Estadual e Federal, principalmente, quando o assunto é a imunização da Covid-19”, disse.

“Diálogo e muito trabalho para defender os interesses de cada família de Fortaleza, de forma muito especial, os jovens e as mulheres. Essas são as premissas básicas para uma gestão de política pública moderna. O que não é possível sem o apoio dos servidores municipais. A complexidade, os anseios e os desafios de nossa gente não cabem nessas palavras. Mas podem ter certeza que são abarcados pelo amor que sinto por Fortaleza. Conto com a ajuda, a parceria, a crítica e a construção dessa Casa Legislativa” – (Sarto)

 

O governador Camilo Santana participou da sessão solene, de forma virtual, e destacou a importância da imunização da população cearense para retomada da economia bem como das aulas presenciais, prejudicadas por conta da Covid-19. O chefe do Poder Executivo estadual voltou a defender que professores da rede pública e privada estejam entre o público prioritário para recebimento das vacinas.

Governador Camilo e a desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno participaram da solenidade de forma virtual. Foto: Reprodução/Youtube.

Camilo Santana também destacou a parceria que teve com Sarto, quando este esteve à frente dos trabalhos da Assembleia Legislativa, bem como de Élcio Batista, que foi secretário de seu Governo durante seis ano. O chefe do Executivo estadual também se congratulou com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos que estão tomaram posse.

Sobre o prefeito Roberto Cláudio, Camilo ressaltou a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. “Um homem sensível, um grande ser humano, que olhou para as pessoas que mais precisam. Roberto Cláudio nos deixa um grande legado”, disse.

Conquistas

“Essa pandemia continua a ser um grande desafio neste ano de 2021. Não mediremos esforços para trazer essa vacina para o Ceará, e faremos esforço muito grande de tentarmos imunizar o maior número de fortalezenses e cearenses no menor tempo possível. Essa é a melhor forma de retornarmos à vida”, afirmou. Outro desafio, segundo Camilo é a retomada da economia e geração de emprego.

“Esse é o momento de estarmos todos unidos em favor da população. Que possamos, unidos, trabalhar juntos em prol das conquistas e melhoria da cidade de Fortaleza e do Ceará”, destacou o governador.