Uma das pautas mencionadas foi a votação da LOA, Lei Orçamentária, que deveria ter sido feita no ano passado e não foi justamente por causa do período eleitoral para a Presidência da Câmara . Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Em fevereiro, já no primeiro dia de mandato, o presidente eleito deverá superar pendências de 2020, na opinião do deputado José Medeiros (Podemos-MT), vice-líder do Governo.

”Há um desafio muito grande porque o novo presidente assume em meio a uma pandemia. Assume também com a tarefa de colocar fim a essa polarização, essa briga que se formou por causa da eleição”, declarou.

”E assume com a tarefa de, emergencialmente, votar a lei orçamentária, a LOA, que era para ter sido votada no ano passado e não foi justamente por causa do período eleitoral para a Presidência da Câmara. Se o Orçamento não for votado, o País não anda e não se vota nada”, disse Medeiros.

Pandemia e empregos

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), vice-líder da oposição, cobrou foco do novo presidente da Câmara na votação de medidas de enfrentamento da pandemia e de retomada do crescimento econômico com geração de renda e emprego.

”A pandemia expôs as desigualdades econômicas, sociais e de infraestrutura do Brasil. É muito importante que possamos pensar em uma renda cidadã para garantir condições dignas para trabalhadores que perderam o emprego ou têm uma renda muito pequena e não conseguem sustentar a família”, disse Orlando.

O deputado também ressaltou a necessidade de acesso amplo à vacina. ”É muito importante apoiarmos a vacinação em massa. O Governo tem que ter todas as vacinas à disposição”, declarou.

Reformas estruturantes

O líder do Novo, deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), defendeu a votação de propostas de combate à corrupção e quer protagonismo do novo presidente da Câmara para destravar as chamadas ”reformas estruturantes”.

”O próximo presidente da Câmara tem de ter coragem de pautar reformas que, muitas vezes, não são populares, mas que são fundamentais para o Brasil. Sem essas reformas estruturantes, o que se vai ter é perda de emprego e trabalho”, disse Ganime.

”Auxílios emergenciais e programas de renda básica podem ajudar no curto prazo, mas não vão resolver o problema a médio e longo prazos. Não é isso que vai salvar o Brasil de onde está. Por isso, reforma tributária e reforma administrativa. Precisamos também pautar as privatizações e outras reformas na questão do ajuste fiscal, na revisão do pacto federativo e tantas outras”, declarou.

Ganime ressaltou ainda que o novo presidente da Câmara terá o desafio de mostrar habilidade para comandar a Casa com equilíbrio diante do que chamou de ”brigas ideológicas” e ”turbulências políticas” que poderão surgir, sobretudo em 2022, ano de eleições para a Presidência da República e governos estaduais.

Candidatos 

Foram lançadas as candidaturas de nove parlamentares dispostos a comandar a nova Mesa da Câmara no biênio 2021/22. São eles: Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Luiza Erundina (Psol-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Alexandre Frota (PSDB-SP), André Jonanes (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG) e General Peternelli (PSL-SP).

Fonte: Câmara dos Deputados