Há 10 dias, Camilo Santana esteve em SP reunido com outros governadores. Foto: Governo do Estado.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou pelas redes sociais que formalizou junto ao Instituto Butantan o interesse do Estado em adquirir mais doses da vacina CoronaVac. “Além do contato permanente que tenho feito com o Ministério da Saúde em busca de mais vacinas para o Ceará, informo que voltei a formalizar ao Instituto Butantan interesse do nosso estado em adquirir diretamente mais doses. Só descansarei quando todos o cearenses estiverem imunizados”, afirmou.

A declaração, realizada na noite da última quinta-feira (28), ocorre logo após o Governo de São Paulo afirmar que, diante da indefinição do Governo Federal sobre a compra de 54 milhões de doses produzidas pelo instituto, haveria a possibilidade de exportação desse material para países vizinhos. Após a repercussão, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) afirmou que há a possibilidade de negociar as doses diretamente com os estados.

Pressão sobre o governo

Não apenas Camilo Santana demostrou interesse em adquirir as doses, diversos outros líderes dos Executivos estaduais afirmaram publicamente a vontade de comprar o imunizante, além de pressionarem o Governo Federal para que lidere esta compra.

“Não é razoável que o país fique sem vacina, tendo a possibilidade, via Butantan, de termos mais doses. Esperamos que o Ministério da Saúde entenda a necessidade de adquirir as 54 milhões de doses de vacinas para os estados cumprirem o Plano Nacional de Imunização. Se isto não acontecer, irei comprar as vacinas para o Piauí. Não podemos banalizar esta doença séria que tem tirado a vida de brasileiros e brasileiras. Nós temos um objetivo que é imunizar todos os piauienses e vamos cumprir”, publicou Wellington Dias, governador do Piauí e presidente do Fórum dos Governadores.

Os governadores Renan Filho (AL), João Azevedo (PB), Eduardo Leite (RS), Waldez Goés (AP) e Renato Casagrande (ES) foram alguns dos que manifestaram interesse em adquirir as vacinas, caso o Ministério da Saúde não o faça. Wilson Lima (AM) afirmou que o ministro Eduardo Pazuello garantiu que o Governo Federal irá adquirir todas as vacinas possíveis do Butantan “até que todos os brasileiros estejam imunizados”.