Sarto participou de reunião remota com mais de 100 prefeitos de todo o País. Foto: Divulgação.

O prefeito de Fortaleza, Sarto, participou de reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), na manhã desta quinta-feira (14). No encontro, após anúncio do início da vacinação emergencial, o chefe do Executivo da Capital cearense defendeu a inclusão de profissionais da Educação entre os grupos a serem imunizados prioritariamente.

O ministro da Saúde convocou reunião com prefeitos do Brasil e informou que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 devem ser distribuídas em todo o País, a partir da  próxima segunda-feira (18).

De acordo com Sarto, a vacinação poderá ser iniciada na quarta-feira (20) da semana que vem. No entanto, ele destacou que o cronograma depende da liberação das vacinas Coronavac e Astrazeneca pela Agência Nacional de Vigilância, a Anvisa.

“Na reunião, solicitei ao representante do Governo Federal que considere, tanto quanto possível, a inclusão dos profissionais da educação entre os grupos a serem imunizados prioritariamente”, disse Sarto em suas redes sociais. A imunização da população fortalezense foi uma das principais promessas feitas pelo prefeito durante a campanha eleitoral do ano passado.

“Nós, aqui na Frente de Prefeitos, fizemos, Fortaleza, Recife e outras capitais, o apelo para que incluíssemos os trabalhadores da educação – professores, merendeiras, porteiros, todos – nesse faseamento antecipado, inclusive sugerindo a participação da iniciativa privada, se a gente conseguir sensibilizar para que esse faseamento seja alterado, e esse grupo seja também prioritariamente vacinado” – (Sarto)

Ele, inclusive, já visitou espaços públicos da cidade que poderão, segundo disse, servir como locais de vacinação da população, como o Ginásio Aécio de Borba e o Hospital da Mulher. Sarto também trabalha para o retorno seguro das aulas presenciais na Capital cearense. Por isso defende a imunização de profissionais da Educação.

“Na Frente Nacional de Prefeitos, assim como o Consórcio de Governadores, estamos trabalhando conjuntamente para adquirir o maior número de vacinas possível para vacinar também o maior número de pessoas possível, evidentemente obedecendo o faseamento das prioridades”, disse Sarto.

O Ministério da Saúde informou que há previsão de 8,8 milhões de doses de vacina neste mês de janeiro, 30 milhões em fevereiro, 50 milhões em março.

Sarto explica que, na primeira fase do Plano Nacional de Imunização, serão vacinados idosos acima dos 75 anos que estejam em instituições de longa permanência, profissionais da saúde e indígenas acima dos 18 anos.