Elpídio, que é irmão do prefeito Sarto, foi o único vereador contemplado no primeiro escalão da Prefeitura até aqui. Foto: CMFor.

O vereador Elpídio Nogueira (PDT) protocolou na Câmara Municipal de Fortaleza o pedido de licença do cargo de vereador para assumir a Secretaria de Cultura da Prefeitura pelos próximos anos. Inclusive, já tomou posse e participou da primeira reunião do secretariado na tarde desta segunda-feira (04). Com isso, o primeiro suplente pedetista, Carlos Mesquita, deve assumir a vaga deixada pelo colega.

Elpídio, que é irmão do prefeito Sarto, foi o único vereador contemplado no primeiro escalão da Prefeitura até aqui. No entanto, outras pastas devem ser criadas pela gestão nos próximos dias, o que pode fazer que haja mais mudanças na composição da Câmara Municipal de Fortaleza, já que essas pastas servirão para acomodar alguns parlamentares eleitos.

Com isso, quadros que não conseguiram reeleição devem ser beneficiados também. Desde o ano passado comenta-se nos bastidores da Casa Legislativa que as alterações poderiam beneficiar até o terceiro suplente do PDT, no caso os  vereadores Iraguassú Teixeira e Didi Mangueira, que aparecem na sequência das suplências.

No entanto, não foi o que aconteceu logo que Sarto anunciou seu secretariado. Com a nova configuração da territorialização de Fortaleza, através de 12 e não mais sete Secretarias Executivas Regionais, outros nomes aliados da gestão devem ser beneficiados.

O prefeito, porém, anunciou o nome do ex-líder do Governo de Roberto Cláudio, Ésio Feitosa (PSB), como articulador político da gestão. O pessebista, que não conseguiu reeleição para a Câmara Municipal, fará a interlocução entre Prefeitura, secretários, vereadores e lideranças políticas.