Atualmente, Nailde Pinheiro é vice-presidente do Tribunal de Justiça. Foto: Reprodução/TJCE.

De forma inédita na história do Judiciário cearense, a cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para 2021/2023 ocorrerá por videoconferência, durante sessão virtual do Pleno da Corte. O evento, que será conduzido pelo atual presidente, desembargador Washington Araújo, terá início às 16h desta sexta-feira (29).

A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal do TJCE no YouTube e poderá ser acompanhada por qualquer internauta.

A desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira assumirá a Presidência do TJCE, tornando-se, assim, a terceira mulher a ocupar o maior posto do Judiciário cearense. Além disso, será a única mulher na chefia dos tribunais estaduais do Nordeste, entre os presidentes que estão em atual exercício e os que serão empossados neste ano.

Já na Vice-Presidência assumirá o desembargador Abelardo Benevides Moraes e, na Corregedoria-Geral da Justiça, o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho. Os gestores foram eleitos pelo Pleno do Tribunal de Justiça em 24 de setembro de 2020.

Perfil

MARIA NAILDE PINHEIRO NOGUEIRA

Nasceu no Município de Aurora, Cariri cearense. É filha de João Pinheiro do Amaral e de Josefa dos Santos. Graduada em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1982, tem curso de Especialização em Direito Processual Civil, também pela UFC, sendo a autora do livro ‘O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro’. Antes de ingressar na magistratura, trabalhou como escrevente no Cartório Miranda Bezerra. Em 1986, aprovada em concurso público, iniciou a carreira de magistrada na Comarca de Marco, em seguida passou por Jucás e Icó, e respondeu pelas Comarcas de Acaraú, Santana do Acaraú, Saboeiro e Orós.

Em 1992, foi promovida para Fortaleza. Na Capital, atuou na 11ª Vara Criminal, na 1ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes, e na 20ª Vara de Família e Sucessões, transformada na 4ª Vara de Sucessões.

Em 2009, pelo critério do merecimento, teve acesso ao cargo de desembargador. No biênio 2015/2017, foi vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitora do Ceará (TRE-CE) e ocupou a Presidência daquela Corte entre 2017 e 2019. Atualmente, é vice-presidente do Tribunal de Justiça.

Fonte: site TJCE.