Foto: Divulgação.

Implantação do Programa Estadual de Incentivo à Realização de teste rápido de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites no Ceará. É o que está propondo o deputado estadual Guilherme Landim (PDT) através de projeto que está em tramitação na Assembleia Legislativa.

O projeto de lei 349/20 foi lido na sessão do dia 17 de dezembro passado e deverá entrar na pauta de discussão das Comissões Técnicas no próximo mês.

O objetivo da matéria, segundo Landim, é atender a todos os pacientes usuários do sistema público de saúde do Estado, mediante a inclusão no rol de exames de rotina.

Ainda de acordo com o deputado, a iniciativa pretende estimular a realização de testes rápidos pelo Governo para o diagnóstico de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites em todos os usuários do sistema público de saúde do Estado, por meio da inclusão da solicitação dos mencionados testes nos exames de rotina.

“Os testes rápidos são práticos e executados de forma simples, a partir da coleta de sangue ou fluído oral, com resultado em, no máximo, 30 (trinta) minutos” informa o parlamentar.

Para Guilherme Landim, é crucial o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao estímulo da realização de testes para diagnóstico precoce dessas enfermidades, de modo a possibilitar o início imediato do tratamento de saúde adequado, propiciando o bem-estar dos pacientes.

Fonte: Ascom/ALECE.