Os três vereadores eleitos do Cidadania ao lado do presidente estadual da legenda, Alexandre Pereira. Foto: Reprodução/Facebook.

O Cidadania, partido de sustentação da gestão Sarto, foi uma das legendas que surpreenderam nas urnas, elegendo três vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza. No entanto, para o presidente da sigla, o vereador reeleito Michel Lins, isso já fazia parte do seu plano de ocupação de espaços na Casa. A agremiação passa a ter funções de destaque no Legislativo da Capital cearense e no Executivo.

“Sempre que falavam sobre minha votação eu dizia que não precisava de muitos votos, que iria fazer uma campanha limpa, sem muita estrutura. Aqui na Casa um vereador com 3 mil votos ou 30 mil votos tem o mesmo valor”, disse Lins, que foi escolhido pelo prefeito Sarto para assumir a Secretaria Regional 3.

De acordo com ele, a força de um partido no Legislativo está no tamanho de sua bancada e não na quantidade de votos que os parlamentares recebem. “Aqui o PDT é mais forte porque tem a maior bancada. Temos três vereadores no Cidadania e mostramos ao meio político a nossa capacidade de organização”, disse.

Devido o tamanho de sua bancada, o Cidadania conseguiu ainda um espaço na Mesa Diretora, indicando Kátia Rodrigues para a 3ª Secretaria. O partido também terá participação nas comissões temáticas da Casa Legislativa. Com a ida de Michel Lins para o Governo, o suplente de vereador, Pedro França, assumirá sua vaga. O presidente estadual da legenda, Alexandre Pereira, continua sendo secretário de Turismo de Fortaleza.

“É algo natural que a gente ocupe uma posição de destaque na Casa. A gente conversou sobre alguns espaços, mas depende muito do que o Governo vai querer nas secretarias, as lideranças na Casa. O Cidadania ocupa um lugar de destaque na Mesa Diretora pelo seu tamanho aqui”, afirmou.

“Não é o candidato mais votado, mas o partido é o mais importante neste processo. Muitas vezes o candidato tem muitos votos, mas não é eleito. O Cidadania está unido, todos estão satisfeitos. Quando passa uma eleição, muitos partidos não cumprem o acordo. No Cidadania temos uma política de construção e estaremos lado a lado com o Sarto, somando forças” – (Michel Lins)

Vereador do Cidadania com mais experiência na Câmara, Michel Lins irá orientar seus correligionários, ainda que esteja em outra missão no Executivo. Segundo ele, o pleito do ano passado mostrou que a cidade está dividida e que a oposição na Casa precisa pensar no que é melhor para os fortalezenses. “Já tenho conversado com alguns amigos da oposição e alguns devem se colocar como independente. Só não pode haver oposição por oposição, porque isso é ruim para a cidade”, disse.

Composição dos vereadores do Cidadania

Michel Lins – foi indicado para comandar a Secretaria Regional 3

Kátia Rodrigues – 3ª secretária da Mesa Diretora

Enilson Soares – líder da bancada do partido

Pedro França – 1º suplente que assume na vaga deixada por Michel Lins