Rossi diz que sua candidatura não é de oposição ao governo, mas de independência. Foto: Reprodução.

O deputado Baleia Rossi (MDB/SP), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, defendeu a reforma tributária como uma das reformas vitais para o Brasil voltar a gerar emprego e renda. Segundo Rossi, é a proposta mais madura para a economia brasileira. O candidato também defendeu a continuidade da agenda de responsabilidade fiscal e de reformas e ainda uma agenda de votação com foco no social, como propostas de ampliação do bolsa família. O parlamentar concedeu entrevista coletiva em Santa Catarina nesta segunda-feira (11).

Baleia Rossi ressaltou ainda que o enfrentamento à pandemia ainda deve ser um dos temas prioritários para a Câmara neste primeiro semestre. Ele criticou o atraso na vacinação da população brasileira. “Estamos preocupados pelo fato de que 50 países no mundo já estão imunizando, já estão com a vacina, e o Brasil ficou para trás. O Parlamento vai assumir o seu papel para que tenhamos a vacina o mais rapidamente possível. Esse último ano foi de angústia e de muita tristeza: foram mais de 200 mil mortos”, salientou.

Rossi afirmou ainda que sua candidatura não é de oposição ao governo, mas de independência da Câmara de todos os Poderes para tratar de todos os assuntos que interessam à sociedade brasileira. Explicou que todos os votos dados por ele a projetos do governo foram dados por serem temas de interesse do Brasil. “A Câmara votou todas as medidas para o enfrentamento da pandemia”, disse.

Arthur defende harmonia com o Poder Executivo e com o Poder Judiciário. Foto: Reprodução.

Já o deputado Arthur Lira (PP/AL), também candidato à presidência da Câmara, defendeu que é preciso haver mais transparência e previsibilidade para os parlamentares poderem votar nas propostas em Plenário. Lira defendeu ainda o retorno dos trabalhos do Colégio de Líderes e o respeito à proporcionalidade partidária na escolha das relatorias e na ocupação dos cargos em comissão. As afirmações foram feitas em entrevista coletiva em Brasília nesta segunda-feira (11).

“Pretendemos fazer reunião do Colégio de Líderes às quintas-feiras à tarde, na semana que antecede a votação do Plenário. Transparência nessa pauta é necessária, bem como respeito à proporcionalidade partidária, tanto para ocupação de espaços quanto para nomeação de relatores, independentemente da ideologia. O PT tem o maior número de deputados, então terá mais relatores. A Rede tem o menor número, mas também terá relatorias”, explicou o candidato.

Segundo Lira, sua intenção é que as votações no Plenário ocorram terças, quartas e quintas. Ele destacou ainda que, nas quintas de manhã, serão votados projetos de deputados (não apenas acordos internacionais). Arthur Lira reiterou ainda o respeito ao regimento e às minorias.

O parlamentar afirmou que sua gestão na presidência, caso eleito, será do “senso médio“, altiva, independente, mas com harmonia com o Executivo e o Judiciário. Para ele, é importante ouvir todos os parlamentares, de todas os campos políticos e de todas as regiões para defender a posição da Câmara dos Deputados. De acordo com Lira, não serão tomadas decisões na Casa de maneira monocrática. Afirmou também que a presidência da Câmara é a cadeira mais importante da democracia brasileira, por representar toda a população do país.

Arthur Lira disse que sua candidatura, independentemente de ser apoiado pelo Planalto, foi construída com apoio na base dos parlamentares. “Não tenho chefe, não tenho intermediário. Vou dar voz a todos os parlamentares. Minha candidatura independe do apoio externo, ela é construída na base, com os deputados discutindo, ouvindo cada partido”, disse.

Os dois candidatos estão sendo esperados no Ceará, nas próximas horas, para contatos com deputados e outras lideranças.

Fonte: Câmara dos Deputados.