Governador ao lado do secretário de Saúde, Dr. Cabeto, e do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira. Foto: Reprodução.

O governador Camilo Santana anunciou novas medidas para o combate à pandemia de Covid-19 no Ceará. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, no final da manhã desta quinta-feira (21), ao lado do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, e do secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, o governador anunciou que, com o aumento no número de casos e óbitos no Ceará, novas medidas se fizeram necessárias.

“Ao longo das últimas semanas houve um aumento significativo de casos no Ceará. Esse aumento não vinha refletindo no aumento de procura de hospitais e óbitos, mas na última semana houve, principalmente na Capital”, afirmou o governador.

Apesar de o decreto anterior valer até 31 de janeiro, os números preocuparam o Governo do Estado, que antecipou medidas. Confira o que foi anunciado:

– Retomada de leitos exclusivos para Covid no Estado;
– Recomendação para evitar viagens intermunicipais (principalmente da Capital para o Interior);
– Proibição de áreas comuns em condomínios urbano e de praia;
– Fiscalização e multas intensificadas em comércios, bares e restaurantes.

O governador explicou que, embora haja crescimento no número de casos em todas as regiões, isso preocupa mais em Fortaleza. Assim, as medidas visam precaução para evitar superlotação de leitos, assim como tentar evitar aglomerações. Camilo lembrou da proibição da realização do Carnaval deste ano, não havendo feriado.

Aglomerações de final de ano

Para o prefeito de Fortaleza, os casos aumentaram na Capital provavelmente pelas aglomerações nas festas de final de ano. Sarto reforçou que a Prefeitura também intensificará a fiscalização na Capital. “Além da ampliação da rede estadual e municipal, vamos ampliar a fiscalização para o cumprimento do decreto do governo e da Prefeitura. Temos que proteger a saúde da população”, concluiu.