Opositores apontam Ronaldo Martins como o nome para a presidência da Câmara. Foto: Câmara dos Deputados.

A coligação que apoiou o candidato derrotado Capitão Wagner (PROS) conseguiu eleger 12 vereadores para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Fortaleza. Buscando marcar território a partir do próximo ano, alguns nomes da futura bancada oposicionista na Casa estão tentando formar uma chapa para competir com a candidatura à reeleição do atual presidente do Legislativo, o vereador Antônio Henrique do PDT.

Henrique, em encontro recente com o prefeito eleito Sarto (PDT), salientou o desejo de ser reconduzido para a função de presidente da Mesa Diretora nos próximos dois anos. O vereador é um dos principais aliados do futuro gestor de Fortaleza há mais de duas décadas.

A bancada do PDT, formada por dez vereadores na Casa Legislativa, defende o nome de Henrique para conduzir os trabalhos por mais um biênio. No entanto, alguns vereadores da oposição estão tentando articular um nome que disputa a vaga.

O nome escolhido pelos opositores é o do vereador eleito Ronaldo Martins, do Republicanos, que obteve mais de 31 mil votos no pleito deste ano. Vereadores de oposição se reuniram na terça-feira passada (01) com o objetivo de formatar uma chapa.

Acontece que nem todos os membros da coligação de Capitão Wagner nas eleições deste ano devem apoiar um nome da futura bancada de oposição. Alguns deles, inclusive, não estarão sequer compondo uma frente de oposicionistas a partir da próxima Legislatura. “A parte que cabia a mim durante as eleições eu fiz, agora é outro momento”, confessou ao Blog do Edison Silva um desses parlamentares.

Com essa tentativa de viabilizar uma chapa para a disputa, a oposição está visando ser contemplada com mais espaços na Casa Legislativa, visto que isso não aconteceu quando da eleição de Antônio Henrique há dois anos. Alguns vereadores da base governista participaram do encontro realizado na última terça-feira (01), como Emanuel Acrízio (PP), Michel Lins (Cidadania) e Jorge Pinheiro (PSDB).

Eles confessaram, no entanto, que a reunião não teve como pauta principal a formação de chapa de oposição ao nome de Antônio Henrique, o que teria ocorrido somente após a saída deles. De acordo com o atual líder da bancada oposicionista na Câmara, o vereador Márcio Martins (PROS), a intenção é tentar um acordo com Antônio Henrique para que os parlamentares do grupo sejam contemplados na próxima Legislatura.

O jornalista Edison Silva comenta a preferência do atual presidente, vereador Antônio Henrique (PDT), para permanecer no cargo por mais um biênio: