Assessores da PMF que compõem a equipe de transição de governo. Foto: Ascom/Divulgação.

O prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT), participou, nesta segunda-feira (21), de reunião com a equipe de transição de governo no Paço Municipal. Durante o encontro, que aconteceu de forma híbrida – remota e presencialmente – foi apresentado o relatório geral que trata sobre a estrutura, organograma, situação fiscal, força de trabalho e serviços públicos do Município. Sarto quer entregar a cada novo secretário, a ser escolhido por ele, relatório específico detalhando a situação da pasta. O vice-prefeito eleito, Élcio Batista, que está com a Covid-19, participou virtualmente.

“Todo o secretariado participou (da elaboração do documento) juntamente com a comissão de transição e recebemos aqui várias observações com relação à situação fiscal do Município de Fortaleza, à questão de créditos que temos a receber, às questões da receitas, às questões que preocupam o Município como um todo, como a pandemia”, afirmou Sarto.

O relatório é resultado de 28 encontros de estudo e reúne sugestões para o Governo Sarto, com base na situação atual da administração e levando em conta o plano de governo do prefeito eleito. O documento aborda áreas como inovação, urbanismo, mobilidade urbana, assistência social, saúde, educação, cultura e proteção animal.

De acordo com Sarto, ao reunir ações em andamento, propostas e diagnósticos das secretarias, o relatório subsidiará ações da nova gestão, contribuindo para a execução do programa de governo. “Um material muito rico para que a gente possa começar nossa gestão e atender muito bem as demandas de todos os fortalezenses”, resumiu.

Na reunião também foram discutidos os desafios prioritários para 2021, como vacinação contra a Covid-19, regularização do calendário escolar e recuperação econômica.

Na semana passada, Sarto esteve em Brasília, ao lado do atual prefeito Roberto Cláudio (PDT), onde se reuniu com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar sobre a disponibilização de vacinas contra a Covid-19 para a população de Fortaleza.

Recuperação econômica, retorno seguro às aulas, também foram discutidos em reuniões em Brasília com gestores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e representantes de instituições de financiamento, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Com informações da Ascom.