Sarto esteve reunido com lideranças de 13 partidos que o apoiaram na eleição. Foto: ALECE.

O prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (02) com lideranças dos partidos que compuseram com o PDT a rede de alianças no primeiro e segundo turnos das Eleições na Capital. Segundo Sarto, a reunião foi uma primeira oportunidade de agradecer a confiança depositada, além de ouvir sugestões para a gestão, que se inicia no primeiro dia de 2021.

O encontro ocorreu no salão nobre da presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, contando com a presença do vice-prefeito eleito, Élcio Batista (PSB), e representantes de 13 partidos que estiveram com a chapa vencedora em alguns momento da eleição que terminou no último domingo (29/11).

Além do PDT e do PSB, lideranças de outros 12 partidos compareceram ao encontro: Cidadania, PL, PSDB, PSD, Rede, DEM, PP, PCdoB, MDB, PV, Patriota e UP. Sarto explicou que convidou a todos de última hora. “Quero agradecer o apoio de todos, que sempre posicionaram-se em defesa da cidade, mesmo podendo fazer, no futuro, uma oposição propositiva à gestão”, avaliou.

As ausências, segundo Sarto, ficaram com o PT, com o presidente Guilherme Sampaio doente da Covid-19, o PSOL e o PTB. O futuro prefeito afirmou ter conversado pelo telefone com o deputado Renato Roseno, que concorreu à Prefeitura pelo PSOL, e não ter conseguido contato da liderança do PTB, Gaída Bezerra.

Ideias a serem incorporadas

Sarto afirmou que partido algum fez qualquer ponderação, apenas ofereceu o programa de governo e para ser avaliada a possibilidade de incorporar alguma ideia. 

O futuro prefeito explicou que as ideias deverão ser analisadas, seja no conteúdo quanto no investimento necessário para a execução, e muitas delas deverão ser acopladas à futura gestão. “Nenhum gestor pode dizer que vai fazer isso ou aquilo sem saber quanto custa. Por isso é que eu dizia ‘eu sei o que fazer, quando fazer e como fazer’, porque tem que saber quanto custa, o que é preciso para executar e de onde vem o dinheiro. A gente tem recebido muitas propostas, tem submetido às críticas e muitas delas devem ser aproveitadas”, afirmou.

A política de proteção animal, projeto do ex-candidato Célio Studart (PV), foi uma das citadas por Sarto como uma ideia que deverá ser aproveitada.

Transição

Com relação a transição de governo, Sarto afirmou que aguarda o decreto do prefeito Roberto Cláudio para montar a equipe. Segundo ele, Roberto Cláudio deve publicar nesta quinta-feira (03) no Diário Oficial do Município o decreto de transição. “A partir do decreto, vamos estabelecer a equipe e ouvir detalhadamente órgão por órgão, secretaria por secretaria, as obras que estão em andamento, o que é que tem prazo, o que tem recursos internacionais e está em andamento, os detalhes contratuais, para a gente não perder os prazos e observar o que está em execução”, explicou.

Eleição na Assembleia

José Sarto confirmou que seguirá no cargo de deputado, ainda presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, até o final de 2020. Quanto à sua sucessão na presidência, disse que irá conversar com o PDT nas próximas horas. “Eu sou agora somente um eleitor. Vamos conversar com o partido, para ver qual a posição. Eu saio em dezembro, a eleição deve ocorrer até dia 15/12”, adiantou.

Contemplação de aliados

A capacitação técnica é critério para a composição de sua gestão, garantiu Sarto. “A gente não faz política sozinho, tem um grupo de partidos, de pessoas. A regra é ouvir e, evidentemente, quem for participar da gestão tem que ter perfil, tem que vocação, tem que ter capacitação técnica”, adiantou.

Prioridades

Sarto reiterou os projetos prioritários para o início da gestão: a criação de programas de geração de emprego e renda, principalmente para a periferia, com foco maior nas mulheres chefes de família e na juventude; disponibilizar a vacina para todos e atender em casa os grupos de risco; além de o retorno seguro às aulas nas escolas de Fortaleza.

Ele afirmou que a ideia é não mexer na territorialização da Capital dividida em 12 regionais, aprovada recentemente.