Evandro Leitão ao lado de deputados aliados. Foto: ALECE.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), disse estar “orgulhoso” da escolha feita pelo PDT do nome de Evandro Leitão para a concorrer à presidência da Casa para o biênio 2021-22.

“Meu partido tem 14 deputados nesta Casa. O Evandro tem condições de fazer uma gestão mais avançada e mais moderna, do que sempre procuramos fazer. Evidentemente terá; com a apreciação dos colegas e das colegas. O PDT parceiriza-se aqui com vários partidos”, disse. O pleito ocorre nesta terça-feira (08), às 10h.

O deputado também ressaltou a importância democrática de escolher um novo presidente para a Casa, sem fazer distinção aos parlamentares oposicionistas. “Esse não é um caso de situação contra oposição do Governo. Esse é um caso da gestão da Casa, da relação com os deputados e a gente torce que essa chapa seja consensual, respeitando quem faz oposição. É a Mesa Diretora competente para dar condições isonômicas para situação e oposição manifestarem suas opiniões, obedecendo o que é sagrado para todo o Parlamento que é o cumprimento das Constituições Federal e Estadual. Essa é uma Casa de iguais”, afirmou Sarto.

O deputado, que deixará a presidência da ALECE para assumir a Prefeitura de Fortaleza, pontuou sobre outras situações, como o adiamento do concurso público que a Casa iria promover no mês de julho passado. “Nós, lamentavelmente, fomos atingidos, desde março, pela pandemia do novo coronavírus e, projetos particulares meus, como a realização do concurso foi paralisado, por conta da própria contestação do Ministério Público que pediu a suspensão da realização do concurso. Para se ter uma ideia, nós já tínhamos mais de 33 mil inscritos. E isso iria demandar arranjar locais. E isso, evidentemente, iria impor uma logística de aglomeração e, em plena pandemia e processo eleitoral [municipal], era inviável da gente fazer”, lamentou.

Chapa da Mesa Diretora

A nova Mesa Diretora proposta pelo grupo governista é a seguinte:

  • Presidente: Evandro Leitão (PDT)
  • 1º vice-presidente: Fernando Santana (PT)
  • 2º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
  • 1º secretário: Antônio Granja (PDT)
  • 2º secretário: Audic Mota (PSB)
  • 3º secretário: Érika Amorim (PSD)
  • 4º secretário: Apóstolo Luiz Henrique (PP).