Secretariado terá cinco mulheres em pastas estratégias do Governo. Foto: Reprodução/Facebook

O prefeito eleito de Fortaleza, Sarto (PDT), anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (30), os nomes dos 20 secretários que farão parte de sua gestão, a partir do dia 1º de janeiro.

Nesta quinta-feira (31), pela manhã, oficialmente o deputado José Sarto renuncia o seu mandato parlamentar e, consequentemente, de presidente Assembleia Legislativa cearense, que iria até o dia 31 de janeiro. O mandato de deputado iria até 31 de janeiro de 2023.

Em virtude da pandemia, a posse dos novos secretários de Fortaleza acontecerá na próxima segunda-feira (04), em horário ainda a ser divulgado pelo prefeito. Essa solenidade, assim como a posse do prefeito e vereadores na Câmara Municipal, no dia 1º de janeiro, acontecerá de forma virtual.

A atual secretária de Educação, Dalila Saldanha, foi mantida por Sarto. Para a Saúde, o prefeito indicou Ana Estela Leite; e para a Secretaria de Finanças, Flávia Teixeira, segundo ele, a primeira mulher a cuidar do cofre da Prefeitura de Fortaleza.

“A Dalila vai ter, agora, outra missão. É um desafio grande, mas tenho certeza de que a comunidade escolar, que confia na Educação de Fortaleza, vai ajudá-la”, disse Sarto. Segundo ele, os 100 primeiros dias de sua gestão serão alicerçados em três pilares fundamentais: educação, saúde e desenvolvimento econômico.

“A Flávia vai gerenciar o dinheiro de Fortaleza e a Dalila tem a responsabilidade de nos liderar na Educação. Já temos um plano de contingenciamento para as escolas, assim que haja liberação por parte das autoridades sanitárias. Outro pilar é a Saúde, e aqui teremos o gerenciamento da pandemia, aquisição de vacinas. A Ana Estela, que já tem acompanhado o gerenciamento da pandemia, vai nos emprestar seu talento para nos ajudar a enfrentar esse período”, disse Sarto.

O vice-prefeito eleito de Fortaleza, Élcio Batista, comandará os trabalhos no Instituto de Planejamento de Fortaleza, o Iplanfor, até então gerenciado pelo pai do governador Camilo Santana, o ex-deputado Eudoro Santana. “O Élcio vai nos ajudar a elaborar o projeto de Fortaleza. A gente deve anunciar, em breve, uma proposta de reforma administrativa para adequar nossa gestão às imposições modernas”, afirmou Sarto.

Conforme publicado no Blog do Edison Silva, Sarto pretende criar ao menos duas outras secretarias: a da Primeira Infância e do Bem-Estar Animal, o que estará contido nesta reforma administrativa anunciada. Segundo ele, criação dessas novas pastas não acarretará custos adicionais para a gestão.

“São as mulheres que vão gerenciar a maior parte do orçamento da cidade. Nossa gestão está em boas mãos. Quero desejar a todos vocês a nossa gratidão por terem se comprometido com este desafio. E dizer que somos uma equipe, e que vou buscar emprestar todo o talento para que a gente, juntos, possamos fazer uma Fortaleza mais justa, humana, de todos nós” – (Sarto)

 

Veja os nomes dos indicados para o primeiro escalão do Governo Sarto:

Chefe de GabineteElpídio Moreira (Graduado em Recursos Humanos, fez carreira no serviço público na Assembleia Legislativa do Ceará, onde atua desde 1996, tendo sido chefe de gabinete da presidência do Legislativo estadual no biênio 2019-2020 e da Liderança do Governo Cid Gomes no biênio 2013-2014).

Chefe de GovernoRenato Lima (Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É especialista em Direito Empresarial (ESA/UVA) e mestre em Direito e Gestão de Conflitos (Unifor). Exerceu a advocacia por uma década, tendo atuado como assessor jurídico da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e como conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). Foi Secretário da Regional VI e, atualmente, é o Secretário Municipal da Gestão Regional).

Controladoria e OuvidoriaCristina Machado (Analista de Planejamento e Gestão da Sepog, mestre em Administração e Controladoria pela FEAAC/UFC, doutoranda em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Geociências/UFF e cursa especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities) pela USP. Na Sepog, atuou como coordenadora de Gestão de Compras a partir de 2013, tendo assumido como Secretária Executiva desde 2017. Com experiência na gestão pública desde 2003, participou da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo do Ceará e da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará, coordenando a implementação de projetos inovadores de políticas públicas. É professora do MBA de Gestão Pública da Unifor).

Procurador-Geral Fernando Oliveira (Bacharel em Direito e Especialista em Ordem Jurídica Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Procurador da Fazenda Nacional de carreira, ocupou, ao longo de sua trajetória profissional, os cargos públicos de secretário-chefe de Gabinete da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, procurador-geral do Estado do Ceará, diretor-adjunto operacional da Assembleia Legislativa do Ceará, procurador-chefe da Procuradoria da Assembleia Legislativa do Ceará, representante judicial da União no Ceará, com a finalidade de estruturar o respectivo Órgão no Estado, e procurador-chefe substituto da União no Ceará).

Secretaria de FinançasFlávia Teixeira (Contadora, analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, atualmente exerce a função de Coordenadora do Tesouro Municipal na Secretaria Municipal das Finanças (Sefin). É graduada em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Contabilidade e Gestão Pública. Membro titular da Câmara Técnica de Normas Contábeis e de Demonstrativos Fiscais da Federação (CTCONF), coordenada pela Secretaria do Tesouro Nacional).

Secretaria de PlanejamentoMarcelo Pinheiro (Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Foi coordenador geral da Associação dos Jovens Empresários (AJE Fortaleza) e diretor executivo da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). Foi diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e do Centro Industrial do Ceará (CIC). Desempenhou a função de coordenador da Assessoria de Desenvolvimento Institucional da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag).

Secretaria de Segurança CidadãCel. Eduardo Holanda (Mestrando em Segurança da Aviação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), especialista em Políticas Públicas pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Fametro), graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó (APMGEF). É piloto comercial de helicóptero e atual coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

EducaçãoDalila Saldanha  (Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG); especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); bacharel em Ciências Contábeis e Licenciada em Matemática pela UVA. Desde 1998, é professora de Matemática da rede estadual de ensino do Ceará, atuando como secretária executiva da Educação do Ceará. Ocupou, ainda, o cargo de coordenadora administrativa e gerente de projetos na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), além de coordenadora pedagógica e docente em unidades escolares da rede estadual).

SaúdeAna Estela Leite (Servidora municipal, admitida na Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2004, através de concurso público, tendo exercido funções médicas como pediatra na Atenção Básica; de gestão no Instituto Dr. José Frota e, na Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza, de Coordenadora Geral das Regionais de Saúde e Secretária Adjunta).

InfraestruturaSamuel Dias (Foi titular da Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza, tendo como funções principais a coordenação de todas as ações relativas às políticas públicas prioritárias de governo e a coordenação do comitê municipal de gestão por resultados e gestão fiscal de Fortaleza).

Secretaria de Conservação – Ferruccio Feitosa (Foi secretário do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e também comandou a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa). Foi um dos responsáveis pelo sucesso do projeto da candidatura de Fortaleza à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Foi ainda conselheiro da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, da Companhia de Desenvolvimento do Ceará, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará e da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE). Foi presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e, em seguida, assumiu a Secretaria Regional II de Fortaleza).

Secretaria dos Esportes Ozires Pontes (Graduado em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo, é empresário do ramo varejista e atacadista. Tem forte atuação nos setores de energia, comércio,  indústria e transportes).

Urbanismo e meio ambiente – Luciana Lobo (Foi Coordenadora Jurídica e Coordenadora de Atos e Publicações Oficiais da Casa Civil do Estado. Também atuou na Secretaria de Turismo do Ceará, onde exerceu cargo de secretária executiva. Foi conselheira de órgãos como Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Em abril de 2018, assumiu a titularidade da Controladoria e Ouvidoria Geral do município de Fortaleza).

TurismoAlexandre Pereira (Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), é pós-graduado em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração e Negócios (Insead), na França, pós-graduado em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral (MG) e mestrando em Administração Pública pela Universidade de Lisboa (Portugal). Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará).

Direitos HumanosCláudio Pinho (Em 1999, assumiu mandato de vereador da Câmara Municipal de Fortaleza. Foi presidente da Federação Norte-Nordeste dos Notários e Registradores, além de presidente do Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi). Prefeito do Município de São Gonçalo do Amarante de 2013 a 2020).

Cultura – Vereador Elpídio Nogueira (Foi diretor-geral do Hospital Distrital Gonzaga Mota, na Barra do Ceará, e instrutor Internacional da Cruz Vermelha em CPR. Foi secretário executivo da Regional VI (2007 a 2008), em 2015 foi titular da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) e, no ano de 2018, assumiu a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Vereador eleito pelo sétimo mandato consecutivo).

Des. EconômicoRodrigo Diogo Nogueira  (Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com MBA em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi diretor administrativo-financeiro da Construtora Waldyr Diogo LTDA (2002-2017) e coordenador especial de PPPs e Concessões da Prefeitura de Fortaleza (2017-2020).

Des. HabitacionalAdail Fontenele (Foi presidente da Emurf, diretor do extinto Departamento de Limpeza Pública de Fortaleza e presidente da Emlurb. Atuou como subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e também como secretário estadual de Transportes, Energia, Comunicação e Obras. Após exercer o cargo de diretor geral da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (de 1995 a 2006), foi secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará e coordenador Especial de Articulação das Secretarias Regionais de Fortaleza).

Gestão Regional – João Pupo (Foi procurador-geral do Município de Sobral e chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Atuou ainda como Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Hoje é secretário Municipal da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza).

IplanforÉlcio Batista (Vice-prefeito eleito, Cientista Social por formação e mestre em Sociologia, tem larga experiência nos setores público e privado. Foi chefe de Gabinete do Governador e secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará nos anos de 2015 a 2020. Atuou também como assessor de planejamento no Instituto Dragão do Mar. Foi secretário-executivo da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP). Na primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio, foi secretário Municipal da Juventude, atuando no fortalecimento da Rede Cuca e na concepção do Academia Enem).