Primeira visita de Sarto à Câmara após ser eleito. Foto: Reprodução/Instagram.

O prefeito Sarto (PDT) esteve na manhã desta quarta-feira (16) participando de inauguração do novo Complexo das Comissões da Câmara Municipal de Fortaleza. Durante a solenidade, o futuro chefe do Poder Executivo da Capital cearense destacou que só falará sobre secretariado no dia 31 de dezembro, e que o foco dos primeiros dias de gestão será o retorno às aulas dos mais de 200 mil alunos da rede pública de ensino.

“Devemos compreender o momento grave pelo qual passamos. A crise sanitária, que se traduz na crise da educação com alunos fora da sala de aula. Isso traz danos enormes, já que temos uma rede municipal com mais de 210 mil alunos”, disse.

O prefeito eleito afirmou que ainda está dialogando com partidos e vereadores sobre espaços em sua gestão, mas destacou que é preciso definir perfis e políticas. “A nossa intenção é dar cabimento ao que nos comprometemos com o povo de Fortaleza, que é o combate à pandemia, a distribuição de vacinas, tão logo elas sejam homologadas pelas entidades sanitárias, fazer um programa de emprego e renda e retornar com as atividades escolares”, afirmou.

Ele reclamou do pouco tempo que tem tido para concluir a transição do atual Governo para o novo, uma vez que, excepcionalmente, neste ano o prazo foi menor por conta do adiamento das eleições. Além do mais, Sarto, na qualidade de presidente da Assembleia Legislativa, teve outras atribuições, como comandar o processo de eleição da nova Mesa Diretora da Casa e segue presidindo os trabalhos do parlamento estadual.

“Lá, eu trabalho até o dia 22, e não posso me demitir dessa função de presidente. Criamos a comissão de transição que está mergulhando em todos os dados e até o dia 31 a gente vai pensar em nomes. Esperamos, nesse pequeno período de tempo, oferecer um plano para Fortaleza, para que a gente possa minimizar os danos”, disse.

O pedetista destacou que já existe um plano de contingenciamento para ser implantado logo do retorno das aulas em Fortaleza. Segundo ele, várias unidades de ensino foram qualificadas para receber os alunos, bem como foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, e a compra de tablets e chips com internet gratuita para a rede escolar.

“Esse plano está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual e unidades sanitárias. Temos que garantir a segurança sanitária dos alunos. Estamos vendo aí o aumento no número de casos e a gente tem que estar permanentemente em sintonia”, destacou.

O ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, também participou da solenidade de inauguração do Complexo das Comissões. Em entrevista, ele destacou que por ter um perfil conciliador, Sarto tem possibilidade de realizar uma gestão memorável. “O prefeito é aquela autoridade a quem as pessoas identificam a possibilidade imediata para seus problemas, com a intermediação do vereador. Ele tem tudo para fazer uma boa gestão, porque tem um perfil conciliador”, analisou.