Libras é uma das línguas oficiais no Brasil. Foto: Divulgação.

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará o projeto de lei que assegura às pessoas com deficiência auditiva o direito à tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de pronunciamentos oficiais proferidos por agentes políticos do Estado do Ceará.

Autor da proposta, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) explica que, no Sistema Internacional de Direitos Humanos, uma das convenções com maior número de ratificações, inclusive no Brasil, com emenda constitucional, é a convenção dos direitos da pessoa com deficiência, que determina que todas as pessoas participem da vida política de seus países.

“Quando uma autoridade pública se pronuncia e a comunidade surda não tem acesso aquilo que está sendo pronunciado, ela fica alijada da vida política do país. Portanto, o intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é uma língua oficial no solo brasileiro, por força de lei, haver intérprete de Libras em todos os pronunciamentos é fundamental para permitir a inclusão de pessoas com deficiência na vida pública, na vida política”, explicou o parlamentar ao Blog do Edison Silva.