O PROERD tem como base o DARE, criado pelo Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Foto: Divulgação.

O deputado estadual André Fernandes (REP) quer instituir o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nas escolas públicas estaduais do Estado do Ceará. Para isso, apresentou projeto de indicação tramitando na Assembleia Legislativa do Ceará.

O programa que trata o presente projeto consistirá na realização de atividades educativas voltadas à prevenção do uso de drogas e entorpecentes nessas escolas. Segundo o projeto apresentado, o PROERD será administrado por policiais militares integrantes da Polícia Militar do Estado do Ceará.

“Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude e engana nossas crianças, jovens e adultos, os órgãos de segurança pública, têm se empenhado, de várias formas, a fim de coibir as ações criminosas. Assim, esse modelo de atuação da segurança pública se torna necessária em razão dos indicadores externarem a forma assustadora em que as drogas vêm destruindo nossa sociedade”, defendeu o deputado André Fernandes.

Por se tratar de um projeto de indicação, este funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso queira aderir à ideia, o Governo do Estado deverá reenviar a mensagem à Assembleia Legislativa, em forma de projeto de lei.