Julierme Sena, do PROS, representará a bancada de oposição. Foto: CMFor.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), em busca de formar uma chapa de consenso para a eleição da Mesa Diretora do próximo biênio, se reuniu com vereadores eleitos que apoiaram o candidato de oposição Capitão Wagner (PROS) no pleito deste ano na Capital cearense. Durante o encontro, ficou definido que o grupo terá representante na composição da próxima Mesa e que a vaga será ocupada por Julierme Sena (PROS).

O encontro ocorreu após Henrique se reunir, reservadamente, com cada um dos parlamentares eleitos, para ter uma ideia dos espaços que cada um tem interesse na Casa. O grupo, formado por representantes do PROS, Republicanos, Podemos, PMB e PSC, elegeu 12 vereadores. No entanto, alguns desses eleitos não devem fazer parte da bancada, o que modifica a representatividade quando do critério de proporcionalidade.

Na reunião marcada com Antônio Henrique estiveram presentes: Márcio Martins (PROS), Danilo Lopes (Pode), Priscila Costa (PSC), Julierme Sena, Carmelo Neto (Repu), Inspetor Alberto (PROS), Ronaldo Martins (Repu) e Bruno Mesquita (PROS).

Sargento Reginauro (PROS) não pôde comparecer pois ainda está em tratamento de saúde.

De acordo com vereadores presentes ao encontro, o resultado final da conversa foi positivo, tendo Henrique recebido a todos com respeito, e ouvindo o que cada um ter a dizer sobre o que se espera da próxima gestão da Casa. O presidente ainda está avaliando que espaço será destinado para cada um dos membros da bancada e deve se reunir novamente com o grupo a posteriori.

É certo, porém, que além da participação de um dos membros do grupo oposicionista na Mesa Diretora, eles também terão espaço nas comissões técnicas permanentes, inclusive, presidindo alguns dos colegiados da Casa Legislativa. A bancada está avaliando também, entre seus membros, que colegiados devem compor pelos próximos dois anos na Câmara de Fortaleza.

O grupo pleiteava, junto ao presidente da Câmara, uma das vice-presidências da Casa, o que ainda não ficou definido, uma vez que Antônio Henrique precisa dialogar com todos os partidos interessados nos espaços, respeitando a proporcionalidade partidária. Vereadores de oposição chegaram a reclamar que a bancada não havia sido contemplada há dois anos, quando da composição da Mesa. Agora, porém, demonstram satisfação com o que pode ser destinado a eles.