Lemos (PSL), votado por 5.381 eleitores, estava com a candidatura sub judice. Foto: CMFor.

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiram, na tarde desta quinta-feira (17), que o vereador Marcelo Lemos, do PSL, é considerado ‘ficha limpa’ e que, portanto, é parlamentar reeleito pela legenda, e será diplomado até a próxima  terça-feira (22). O parlamentar não participará da diplomação desta (18), visto a necessidade de recontagem dos votos.

A candidatura de Lemos estava sub judice desde que o Tribunal de Contas do Estado, o TCE, desaprovou suas contas de quando o liberal era gestor na Secretaria Regional V da Prefeitura de Fortaleza. No julgamento realizado nesta quinta-feira, Lemos foi considerado ‘ficha limpa’ por quatro votos a um.

Com a decisão do TRE, os 5.381 votos de Marcelo Lemos passam a ser considerados e ele, automaticamente, se torna o vereador eleito por sua legenda. Até então, com a candidatura sub judice, a Justiça Eleitoral considerava apenas os sufrágios do segundo candidato mais bem votado do PSL, Júnior Aquino Jr, o “Juninho”, que obteve pouco mais de 3 mil votos.

Juninho chegou a colocar seu nome como terceiro interessado na ação, mas na última terça-feira (15), sabendo da reviravolta do processo, decidiu desistir da participação.

“Estou muito feliz com a decisão, e sempre tive confiança no papel da Justiça nessa questão. Com a decisão tomada pelo TRE, fica provado para aqueles que me chamavam de ficha suja, o quanto estavam enganados. A justiça está sendo feita”, disse ao Blog do Edison Silva o vereador reeleito.

O Ministério Público Eleitoral, que havia entrado com ação contra o parlamentar, por atecnias na gestão da Secretaria Regional V, reconheceu os embargos de declaração apresentados pelo parlamentar quanto à decisão inicial da Justiça Eleitoral, “concedendo-lhes efeitos infringentes”. Lemos conseguiu certidão negativa de contas julgadas irregulares junto ao TCE, o que foi utilizado para que a decisão inicial fosse alterada durante o julgamento desta quinta-feira.