Jerônimo Ivo (em pé) afirma que filiados já demonstram interesse na disputa de 2022. Foto: Rerprodução/Facebook.

Com pouco mais de 12 mil votos obtidos nas eleições municipais deste ano em Fortaleza, concentrando a maior parte dos sufrágios em um único candidato, o Partido Novo ainda se reunirá para avaliar o resultado das urnas neste ano.

No entanto, de acordo com o presidente da legenda na Capital, Jerônimo Ivo, a agremiação não se sente derrotada e já deve preparar seus filiados para a disputa eleitoral de 2022, quando serão escolhidos deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República.

No pleito deste ano em Fortaleza, a legenda focou, principalmente, na candidatura do advogado Rodrigo Marinho, que obteve pouco mais de 8 mil votos. Para Jerônimo Ivo, o partido queria ter comemorado a vitória de um de seus candidatos, mas ele não avalia que o resultado foi uma derrota, visto o projeto da agremiação a longo prazo.

“A vitória mesmo seria ter eleito um candidato. Mas não foi uma derrota, tendo em vista ser um projeto de longo prazo. Projeto esse que não se rende às circunstâncias, nem adere a situações sem ética e personalistas”, afirmou ele. Os postulantes do NOVO receberam um montante considerável de recursos para suas respectivas candidaturas. No entanto, o resultado nas urnas apresentou algumas postulações com pouco mais de 100 votos.

Para o dirigente, com 10 candidatos no total, a agremiação avaliava que desses, seis, ou seja 60%, conseguiria no máximo 5.000 votos, dois com mil sufrágios e dois com votações superiores aos 10% do quociente eleitoral. No caso, apenas um chegou a este patamar.

No entanto, para Ivo, os votos estão compatíveis com o que a legenda esperava. Ele destaca que outras questões acabam por influenciar no resultado, como eleição proporcional sem coligação, poucos candidatos e a falta de um postulante majoritário com tempo de TV. “Ainda estamos avaliando, mas existem muitas variáveis para não termos atingido a nossa meta inicial de um eleito. No entanto, estamos mais próximos, com processo seletivo e sem recursos públicos”, enfatizou.

O Novo não se alinhou com outros partidos no primeiro e segundo turnos da campanha, não apoiando qualquer das candidaturas majoritárias na disputa. O principal nome da legenda no Estado, o executivo Geraldo Luciano, que desistiu da postulação a prefeito, porém, participou da campanha do candidato a prefeito Capitão Wagner (PROS).

Sobre esta situação, o dirigente afirmou que os filiados tiveram liberdade para escolher seus candidatos a prefeito, visto que a legenda defende a independência de seus quadros. “É verdade que as pessoas, no senso comum, não compreendem ainda essa mensagem, principalmente em tempos de intolerância, ou você está com um ou está com outro. Perdeu-se a faculdade de se ter uma opinião com liberdade, sem ser manada”, defende.

Para 2022, Jerônimo Ivo afirmou que já existem filiados dispostos a colocar seus nomes para disputas proporcionais e majoritárias. “Agora é avaliar e seguir em frente. E no que for necessário ajustar, vamos fazê-lo naquilo que nos fortalece, ir mais fundo e mostrar ao País uma alternativa diferente do que estamos presenciando”.