Seis membros da atual Mesa Diretora não foram reeleitos. Dois deles não tentaram disputar o pleito. Foto: CMFor.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT), segue construindo uma chapa única que vai compor a próxima Mesa Diretora da Casa. Além do espaço de destaque para o Partido Democrático Trabalhista, o colegiado terá ainda um representante da oposição.

A ideia de Henrique é, justamente, evitar qualquer estremecimento com as siglas de oposição durante a gestão do Legislativo da Capital cearense. Atualmente, a Mesa Diretora é composta apenas por vereadores da base governista do prefeito Roberto Cláudio.

A ideia inicial é que o PDT continue no comando da presidência da Mesa Diretora, a primeira vice-presidência e a primeira-secretaria. O partido elegeu 10 vereadores para a próxima Legislatura.

Na semana passada, como o Blog do Edison Silva mostrou, vereadores de oposição se reuniram em busca de tentar construir um nome que fizesse frente à tentativa de reeleição do atual presidente da Mesa Diretora.

No entanto, conforme veiculado na matéria, a bancada de oposição, que não terá unidade na Casa, também não tem número suficiente para trabalhar uma chapa competitiva contra o atual presidente. Membros da coligação que apoiou Capitão Wagner (PROS) no segundo turno, inclusive, afirmaram ao Blog que devem votar em Antônio Henrique para se manter presidente da Casa.

Diante da situação, membros do PROS tendem a indicar o nome do vereador reeleito Julierme Sena para compor a chapa da nova Mesa Diretora. Antônio Henrique, por outro lado, afirmou ao Blog do Edison Silva que o momento é de buscar consolidar seu nome para a presidência e a discussão sobre os demais membros ocorreria em outra ocasião.

Em entrevista ao Blog do Edison Silva, na semana passada, o atual líder da oposição na Câmara, Márcio Martins (PROS), chegou a confessar que a indicação de um nome contra Antônio Henrique visava apenas pressionar a atual presidência em busca de mais espaços na Casa.

Segundo ele, quando da composição da atual Mesa Diretora, bem como das comissões temáticas, a oposição não foi contemplada com os espaços que teria direito.

O PROS, partido que deve ter participação na Mesa Diretora, elegeu cinco vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza, sendo a segunda maior bancada da próxima Legislatura. Além de Juilierme Sena, foram eleitos Sargento Reginauro, Márcio Martins, Bruno Mesquita e Inspetor Alberto.

A atual composição da atual Mesa Diretora é a seguinte: Presidência, Antônio Henrique (PDT); 1ª Vice-Presidência, Adail Júnior (PDT); 2ª Vice-Presidência, Raimundo Filho (PRTB); 3ª Vice-Presidência, Gardel Rolim (PPL); 1° Secretaria, Idalmir Feitosa (PR); 2ª Secretaria, Ziêr Férrer (PDT); 3ª Secretaria, vereadora Bá (PTC) e Vogais: Márcio Cruz (PSD), Casimiro Neto (MDB) e John Monteiro (PDT).

Os membros da atual Mesa Diretora, Idalmir Feitosa, Ziêr Férrer, Bá e John Monteiro não foram reeleitos para a próxima Legislatura. Casimiro Neto desistiu da disputa e Márcio Cruz sequer tentou reeleição, apoiando a esposa, a vereadora eleita Ana Paula Brandão, do PDT.