Prefeito Roberto Pessoa. Imagem: Rede Brasil.

O Estado do Ceará é administrado com a participação de 21 secretários. A Prefeitura de Maracanaú, município da Região Metropolitana de Fortaleza, porém, terá 24 secretários na administração de Roberto Pessoa (PSDB), segundo a relação tornada pública, com dois destaques: o primeiro, o prefeito que está encerrando o mandato, Firmo Camurça; o filho Ítalo Camurça; e a irmã Vládia Camurça, ocupando as secretarias de Relações Institucionais, de Governo, e de Recursos Humanos e Patrimoniais, respectivamente; segundo, a representação da família Pessoa Mota ocupando o Gabinete do Prefeito Roberto Pessoa, com Rodrigo Pessoa Mota, e a Secretaria de Infraestrutura, com Rafael Pessoa Mota.

Além do ambiente familiar, no comando deste importante Município, acrescente-se o fato, também inusitado, da criação da Secretaria de Assuntos Religiosos, a ser comandado por um evangélico, Pastor Neto.

Maracanaú, desde a eleição de 2004, tem sido administrada, alternadamente, por Roberto Pessoa e Firmo Camurça. Na disputa municipal de 2004, Camurça foi eleito vice de Roberto Pessoa. Em 2008 reelegeram-se. Já em 2012, Camurça elegeu-se prefeito e como Roberto ficou no comando da Prefeitura para garantir sua eleição, ele (Camurça) teve um outro vice. Em 2016, porém, para sua reeleição o vice foi Roberto Pessoa.

Roberto, em 2018, perdeu a condição de vice-prefeito de Maracanaú por ter sido eleito deputado federal. A briga no antigo PL, à época comandado pela deputada Gorete Pereira, por conta do apoio à reeleição do governador Camilo Santana, adversário de Roberto Pessoa, o fez disputar o mandato de deputado federal, para, inclusive, tomar os colégios eleitorais que ele colocara à disposição de Gorete, até àquela época, uma sua liderada. Ficou pouco tempo como deputado federal, pois a eleição para novamente ser prefeito de Maracanaú, o obrigou a renunciar ao mandato parlamentar e a gestão continuar com o vice Firmo Camurça, que agora será seu secretário, com Roberto administrando aquela Prefeitura.

É muito fraca a oposição em Maracanaú. O principal adversário de Pessoa, o deputado estadual Júlio César, filho de um ex-prefeito do Município de igual nome, procurou identificar-se na campanha deste ano como Julinho líder do Camilo, associando seu nome ao do governador Camilo Santana (PT), mas de nada adiantou. Talvez por não ter uma oposição que o incomode é que Roberto resolve ter tantas secretarias, albergar famílias e inovar com uma Pasta para tratar de religião.

Veja o comentário do jornalista Edison Silva sobre a gestão familiar na Prefeitura de Maracanaú sob o comando do prefeito Roberto Pessoa (PSDB):