Foto: Divulgação/IP.

Mais de 1,5 milhão de processos estão na fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo dados de outubro, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Quase 800 mil são de pessoas que aguardam perícias médicas. O restante envolve benefícios como auxílio-doença, pedidos de aposentadoria e o benefício de prestação continuada.

Esta semana, o programa Interesse Público mostra histórias de segurados que passam dificuldades na espera pelos benefícios, e um acordo firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e o INSS, que pode mudar essa realidade.

Trabalho análogo à escravidão no Brasil: um problema antigo e que ainda existe bastante. Uma operação realizada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), do Ministério da Economia, resgatou 39 pessoas de um garimpo no Pará. O MPF acompanhou todo o trabalho, fiscalizando a produção de provas para futuras ações penais e cíveis.

O quadro Redação MPF traz as notícias que foram destaque no Ministério Público Federal ao longo desta semana.

Onde assistir

O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. É transmitido pela TV Câmara, aos sábados, às 20h30, e aos domingos às 11h30.

O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.

Fonte: site do MPF.