Presidente da Junta Eleitoral, juíza Valeska Alves Alencar Rolim, e o presidente do TRE/CE, desembargador Haroldo Máximo. Foto: Ascom/TRE/CE.

A solenidade de diplomação dos eleitos de Fortaleza aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (18), por meio da plataforma virtual, e foi reproduzida no canal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará no Youtube em decorrência da pandemia de Covid-19 e obedecendo o Decreto Estadual nº 33.845/2020.

A condução dos trabalhos foi feita pela juíza da 117ª Zona e presidente da Junta Eleitoral responsável pela diplomação, Valeska Alves Alencar Rolim. O presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, também participou do evento.

Os 43 vereadores, o prefeito e vice eleitos nas Eleições 2020 acompanharam a solenidade pela sala virtual através da Internet.

Compuseram também a Mesa, o ouvidor regional eleitoral do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; o presidente da comissão de segurança do Tribunal, desembargador Francisco Gladyson Pontes; e a procuradora regional eleitoral, Lívia Maria de Sousa.

Fizeram parte, ainda, o governador do Ceará, Camilo Sobreira Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e prefeito eleito, José Sarto Nogueira Moreira; o comandante da 10ª Região Militar, General Luciano Guilherme Cabral Pinheiro; o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique da Silva; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará, José Erinaldo Dantas Filho.

Discursos

A juíza presidente da solenidade, Valeska Alves, agradeceu a presença dos participantes e enfatizou que “esta cerimônia de diplomação no ano de 2020 celebra a esperança em um ano tão repleto de dificuldades”. A magistrada falou aos políticos eleitos que “o mandato não é emprego: é missão. Uma missão sagrada, por meio da qual pessoas especiais, em face da liderança que desfrutam junto ao povo, recebem desse povo um voto de confiança para representá-lo”. Destacou, também, que eles têm à frente “a árdua missão de novamente despertar o interesse popular pela política, pautados em princípios éticos”. A juíza indagou, ainda, aos candidatos como gostariam de ser lembrados e qual seria a marca que eles “almejam deixar na sociedade fortalezense? Guardem tais respostas e busquem concretizá-las todos os dias no exercício de vossos mandatos”, disse.

O presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, registrou que era uma diplomação diferente, virtual, “sem o calor humano que é comum aos atos festivos, mas com a responsabilidade imposta pelo atual quadro ainda emergencial vivido pela pandemia de coronavírus”.

O presidente lembrou dos desafios que serão enfrentados pelos novos gestores: a campanha nacional de vacinação contra o coronavírus; assim como as medidas de segurança sanitária, que ainda deverão ser seguidas no ano que se aproxima, e o retorno da atividade econômica. “É com o peso da responsabilidade pelo rumo das leis municipais, bem como da estruturação das políticas públicas ao longo dos próximos quatro anos, que saúdo e parabenizo todos os candidatos diplomados nesta solenidade, aos quais desejo um governo pacífico, produtivo e alinhado com os preceitos da Constituição Federal”, concluiu.

Diplomados

Sarto Nogueira participou da solenidade via celular. Foto: Ascom/Divulgação.

Os primeiros a serem declarados oficialmente eleitos foram os candidatos José Sarto, ao cargo de prefeito de Fortaleza, e José Élcio Batista, para vice.

“Agradeço à população fortalezense por confiar a mim e a Elcio Batista essa missão. Desejo sucesso aos novos vereadores e vereadoras da capital cearense. Tenho a convicção de que, juntos, poderemos fazer de Fortaleza uma cidade cada vez melhor para se viver, trabalhando com afinco para a redução das desigualdades sociais agravadas pelo coronavírus. Contem comigo e muito obrigado”, registrou o prefeito Sarto em suas redes sociais.

Em seguida, os 43 candidatos eleitos para atuarem como vereador na Câmara Municipal, incluindo seus suplentes, que atenderam às exigências legais até o momento.

Os candidatos diplomados deverão agendar data para receber seus diplomas no Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, perante a 117ª Zona Eleitoral. Os documentos também poderão ser recebidos mediante procuração por poder específico. Os contatos para agendamento são: 3211-2668 e 99158-0162.

Com informações do site do TRE.