O deputado destacou a vontade de aproximar ainda mais a Assembleia do povo do Ceará. Foto: ALECE.

O novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou, durante sessão preparatória de eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022, as ações que devem pautar e os valores que deverão basear sua gestão à frente do Poder Legislativo.

Segundo o parlamentar, a nova Mesa Diretora pretende, assim como já vem fazendo a atual, dar voz a todos os deputados da Casa, com isonomia, estimulando cada vez mais a produção legislativa. “Vamos apoiar todas as iniciativas do Poder Executivo que tenham como objetivo melhorar a qualidade de vida dos irmãos cearenses, assim como realizar parcerias com o Executivo e o Judiciário, no sentido de nos aproximarmos do cidadão cearense”, salientou.

Leia também:
– Futuro presidente, Evandro Leitão quer aproximar mais a Assembleia Legislativa da sociedade cearense

Agradecimentos certeiros

Durante os agradecimentos de praxe no discurso após a eleição, o futuro presidente fez questão de citar o nome dos colegas parlamentares Sérgio Aguiar (PDT), Tin Gomes (PDT) e Salmito (PDT), que concorreram nos bastidores do partido à indicação para liderar a chapa da nova Mesa Diretora. Leitão destacou que respeita demais os colegas e agradeceu o apoio recebido após a indicação de seu nome.

Primeiros atos

Evandro Leitão ressaltou que uma das primeiras ações do início da gestão será traçar, de forma responsável, um plano de retomada dos trabalhos presenciais na Casa, da mesma forma como a atual Mesa Diretora tem conduzido o processo.

O parlamentar enfatizou ainda que pretende estimular o uso do entorno da Assembleia para a realização de atividades de lazer e de empreendedorismo, além da retomada do concurso público para preenchimento de novas vagas de servidores na Casa. De acordo com Evandro Leitão, o Festival de Música da Casa será ampliado, abrangendo ainda festivais de dança. “Nós vamos estimular a cultura de uma maneira geral”, pontuou.

Leitão afirmou que logo implantará o Departamento de Saúde da Assembleia, que está em fase final de execução. Além disso, pretende trabalhar para a finalização dos trabalhos na composição do Novo Regimento Interno da AL, que teve o término adiado em 2020 devido à pandemia.

Outra medida prioritária será o canal direto entre o Legislativo e a sociedade cearense. “Vamos cuidar da saúde dos servidores e dos cidadãos que utilizam essa Casa parlamentar. Nós vamos ampliar os canais de diálogo com a sociedade, por meio de escutas permanentes, realização de lives periódicas nas redes sociais, assim como iremos retomar o projeto da Assembleia Itinerante”, adiantou o deputado.

Diálogo, respeito e transparência

Questionado, durante entrevista coletiva, sobre quais seriam as marcas da futura gestão Evandro Leitão à frente da AL, o parlamentar destacou três pontos: diálogo, respeito e transparência. “Eu acredito que tudo com diálogo a gente consegue construir, nada com grito, nada com imposição se constrói. A segunda coisa é ser muito transparente, com a sociedade cearense, transparente com os meus pares, enfim, transparente com todos. E, terceiro, nós termos uma relação de muito respeito com todos. Esse tripé eu acredito ser extremamente importante e nós vamos trabalhar a todo custo para isto estar sempre alicerçado”, concluiu.

Perfil

Nascido em Fortaleza (CE), em 16 de abril de 1967, Evandro Leitão é servidor público da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Tem formação em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.

Na Assembleia Legislativa, o parlamentar foi líder do governo Camilo Santana em seu primeiro mandato (2015-2018) e ocupa a 1ª Secretaria da Mesa Diretora durante o biênio 2019-2020. Evandro Leitão foi Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará de 2011 a 2013, na segunda gestão do ex-governador Cid Gomes.

Atuou ainda em comissões e conselhos estaduais que representam diversos setores da sociedade. É reconhecido pelo trabalho desenvolvido como presidente do Ceará Sporting Club e, atualmente, como presidente do Conselho Deliberativo do time alvinegro.