Elpídio e Renan podem ir para a gestão de Sarto. Com isso, suplentes assumiram no lugar dos dois. Foto: Reprodução/Facebook

Ao menos dois vereadores de Fortaleza devem fazer parte da composição do novo secretariado do prefeito Sarto. O objetivo da medida é beneficiar suplentes que não foram eleitos no pleito deste ano.  Um dos parlamentares que deve ir para a administração pública é o irmão do gestor, o pedetista Elpídio Nogueira, que, inclusive, já atuou como secretário nos dois governos de Roberto Cláudio.

Até o início deste ano, Nogueira esteve à frente dos trabalhos da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Ele também comandou a Secretaria de Turismo de Fortaleza, e é, justamente, esta a pasta que ele quer voltar a tocar. Inclusive, já se colocou à disposição para o irmão, que está avaliando este e outros pedidos.

No entanto, a possibilidade de Elpídio Nogueira assumir uma pasta na gestão de Sarto é praticamente certa, visto que ela tende a auxiliar no retorno de quadros governistas que não foram eleitos no pleito deste ano. Com uma eventual ida do vereador para o Governo, Carlos Mesquita (PDT), primeiro suplente do partido, assume a vaga deixada.

Outro que deve deixar os quadros da Câmara Municipal de Fortaleza é o vereador Renan Colares (PDT). Chegou-se a cogitar a possibilidade de o parlamentar ir para a secretaria executiva regional VI, onde está localizado o bairro Messejana, seu principal colégio eleitoral. No entanto, é do interesse de Colares ficar à frente da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, segundo aliados.

Caso a ida de Renan para a gestão se concretize, Iraguassu Filho (PDT), o segundo suplente, seria beneficiado com uma vaga na Casa Legislativa. O pedetista, porém, também deve ser aproveitado pelo Governo, e dessa forma, Didi Mangueira (PDT), o terceiro suplente da sigla, assumiria.

Didi é um dos parlamentares mais experientes e respeitados na Câmara Municipal de Fortaleza e a tendência é que Sarto o aproveite como um dos membros da liderança do Governo, visto ter uma relação  cordial com todos os membros eleitos para a próxima Legislatura.

Nos bastidores da Casa chegou-se a cogitar a possibilidade de Didi ser o líder do Governo, mas ele acredita que essa não seria uma boa ideia, uma vez que, para bater de frente com a oposição é preciso, para além da experiência parlamentar, conhecimento das novas ferramentas de comunicação, visto que a bancada oposicionista tem demonstrado interação constante com o público das redes sociais.