O alfabeto em braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão e escrito em papel relevo. Foto: Divulgação.

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará da quinta-feira (17) foi aprovado o projeto de indicação n° 154/20, de autoria do deputado Fernando Santana (PT) e coautoria da deputada Érika Amorim (PSD), que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de placas em braille contendo a relação das linhas de ônibus e seu roteiro de viagem, além do mapa tátil, nos terminais rodoviários do Estado do Ceará.

A proposta facilitará a locomoção das pessoas com deficiência visual, que necessitam da ajuda de terceiros para se orientar dentro dos terminais e se informarem sobre o itinerário das linhas de ônibus.

De acordo com Fernando Santana, o projeto é mais um passo na luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, questão de grande relevância para a sociedade e mais uma conquista para essas pessoas. 

Por se tratar de um projeto de indicação, funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso queira aderir à ideia, o Governo do Estado deverá reenviar a mensagem à Assembleia, em forma de projeto de lei.