Nascido em Quixeramobim/CE, o parlamentar está no quarto mandato de deputado federal. Foto: Reprodução/YouTube.

O deputado federal José Guimarães (PT), em entrevista ao Blog do Edison Silva, defende uma posição independente do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de Fortaleza na legislatura 2021-24. Ele deseja que os 18% de votos válidos, dados à candidata petista Luizianne Lins, no primeiro turno das eleições municipais, sejam respeitados pelos partidários na Câmara.

“Eu temo muito essas adesões sem critério, sem alinhamento político-programático. Esses alinhamentos automáticos nos cheiram a subserviência. Portanto, eu defendo o caminho da independência política”, avaliou o deputado.

Mesmo aliando-se ao candidato Sarto (PDT), no segundo turno para a Prefeitura da Capital cearense, Guimarães disse que a sigla não foi procurada, até agora, pelo grupo pedetista para apoiá-lo na Câmara Municipal. O PT terá três vereadores na CMFor, na legislatura 2021-24: Larissa Gaspar, Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia.

Desempenho

O parlamentar assume que o resultado nas urnas de sua agremiação, nas eleições municipais de 2020, não foi o desejado pela cúpula do partido. O PT não conseguiu eleger prefeito em nenhuma Capital brasileira.

No Ceará, foram 18 municípios com prefeitos eleitos pela sigla – Abaiara, Altaneira, Apuiarés, Ararendá, Crato, Ipaporanga, Iracema, Itapipoca, Mauriti, Meruoca, Morada Nova, Morrinhos, Pacoti, Palhano, Poranga, Quixelô, Quixeré e Uruburetama.

Para ele, o “petismo” e o “bolsonarismo” não foram derrotados totalmente no pleito deste ano e “eleições municipais é uma coisa e eleição geral é outra coisa”. “A disputa de 2022 vai estar relacionada com as condições econômicas e sociais do país. Depende da economia e como ela vai reagir nos próximos 12 meses. Portanto, eu não creio nesta narrativa que colocaram na mídia sobre os dois extremos [“petismo” e o “bolsonarismo”] estarem completamente acabados”, aponta.

José Guimarães comentou outros assuntos em entrevista concedida ao jornalista Edison Silva, como a eleição dos membros da Mesa da Câmara dos Deputados e a posição do PT, a necessidade de união das forças de esquerda para um projeto nacional. Confira: