Josimar é alvo de busca e apreensão da Polícia Federal. Foto: Câmara dos Deputados.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão contra pessoas supostamente envolvidas em desvios de recursos públicos no Maranhão. Entre os alvos, está o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL). Josimar nasceu no Ceará, em Várzea Alegre e tem 44 anos.

A operação da Policia Federal apura desvio de emendas parlamentares da área da saúde. A estimativa é de que a fraude possa ter gerado um prejuízo de R$ 15 milhões. Os recursos teriam sido utilizados em contratos firmados com empresas de fachada que pertencem ao deputado do Partido Liberal, mas que estariam em nome de laranjas. Segundo a Polícia, as empresas sacavam o dinheiro e entregavam ao político, em seu escritório regional parlamentar em São Luís (MA).

As investigações foram iniciadas há quatro meses. A PF afirma que conseguiu constatar não apenas os supostos desvios, como também os saques. Áudios e vídeos teriam registrado a distribuição dos valores.

Além dos 27 mandados de busca e apreensão em São Luís e no interior do Maranhão, Lewandowski também ordenou o bloqueio de mais de R$ 6 milhões em patrimônio do parlamentar.

Histórico

Josimar Maranhãozinho foi eleito, por duas vezes – 2004 e 2008, prefeito do município que carrega em seu nome. Em 2014, foi o deputado estadual mais bem votado no Maranhão, com 99.252 votos.

Quatro anos mais tarde, em 2018, foi deputado federal mais bem votado pelo seu estado, com 195.768 sufrágios.

Com informações da Agência Brasil.