Ésio Feitosa (ao centro) conversa com os opositores Márcio Martins e Larissa Gaspar. Foto: Miguel Martins.

Definida a composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza que será eleita nesta sexta-feira (01) e escolhido o vereador Ésio Feitosa (PSB), líder do Governo do prefeito Roberto Cláudio nos últimos quatro anos, como o próximo coordenador especial de Articulação Política da gestão de Sarto.

A boa relação do pessebista com parlamentares da base aliada, opositores e a conquista de pautas de interesse do Executivo foram cruciais para escolha dele para o cargo.

Advogado, Feitosa travou, nos últimos anos, diversos embates com vereadores da oposição na Casa Legislativa, mas geralmente buscava ouvir todas as partes quando das discussões no Plenário Fausto Arruda. Sua atuação, inclusive, foi reconhecida por membros da bancada oposicionista, que apesar das diferenças políticas e ideológicas, muitas das vezes tiveram suas pautas aceitas pela liderança do Governo.

Ésio Feitosa, porém, não conseguiu ser reeleito no pleito deste ano. Com apenas 4.563 votos, ficou na suplência do PSB, partido que elegeu três vereadores e tem Élcio Batista como vice-prefeito de Fortaleza. Além do parlamentar, a secretária de Infraestrutura, Manuela Nogueira, foi escolhida por Sarto como a coordenadora especial de Programas Integrados.

Suplente beneficiado

Outro suplente de vereador que vai ser beneficiado com as escolhas feitas por Sarto na formação do secretariado é Carlos Mesquita (PDT). O pedetista é o primeiro suplente e assumirá, temporariamente, a vaga deixada pelo vereador Elpídio Nogueira (PDT), que será secretário de Cultura da gestão do irmão.

Nova Mesa Diretora da Câmara

Depois de uma demorada reunião, coordenada pelo atual presidente da Câmara, vereador Antônio Henrique, ficou definida a chapa que será eleita para a direção do Legislativo de Fortaleza, na tarde desta sexta-feira, primeiro dia de 2021, após a posse dos vereadores eleitos em novembro passado:

Mesa Diretora da Câmara de Fortaleza 2021-2020:
Pres: Antônio Henrique (PDT)
Vice: Adail Júnior (PDT)
2º Vice: Ana Paula (PDT)
3º Vice: Eudes Bringel (PSB)
1º Sec: Julierme Sena (PROS)
2º Secretário: Guilherme Sampaio (PT)
3º Secretário: Kátia Rodrigues (Cidadania)

1º Suplente: Francisca das Chagas (Tia Francisca) – PL
2º Suplente: José Freire (PSD)
3º Suplente: Erivaldo Xavier (PSC)