Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará sugere ações emergenciais para salvar o morro. Foto: Equipe Cientista-chefe.

Presidente da Comissão do Meio Ambiente e de Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Acrísio Sena (PT), alerta para a necessidade de ações emergenciais para salvar o Morro da Lagoinha, no município de Paraipaba.

Principal cartão-postal da praia da Lagoinha, o morro apresenta severo processo de erosão, causado por fatores naturais e por intervenções humanas, segundo relatório da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Acrísio afirma que foi realizada uma audiência com o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, juntamente com representantes da Prefeitura de Paraipaba e ambientalistas da região. No encontro, de forma virtual, foram informados que a área passa por severo processo de erosão, evoluindo assim desde 2004.

Ainda segundo o relatório, as construções no entorno do morro interferem no fluxo da areia, atrapalhando o deslocamento de sedimentos que vinham de outras dunas próximas. A construção de ruas dificultam a impermeabilização, o que tem causado pequenos rios que aceleram o processo erosivo.

Ação emergencial

Para Acrísio Sena, o grande desafio de momento é registrar a duna da Paraipaba como uma unidade de conservação. Segundo o deputado, algumas ações emergenciais têm que ser feitas, principalmente para evitar que a ação da chuva possa causar um problema ainda maior. “Inclusive já teve uma equipe técnica, com cientista-chefe da própria Sema, que já visitou o local. Estamos em um processo muito grande de erosão, destruição da própria duna”, afirmou o parlamentar ao Blog do Edison Silva.

Após o registro como área de conversação, os próximos passos, segundo os especialistas da Sema, serão limitar e ordenar o acesso de visitantes ao morro; criar um Plano de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais; além de um estudo mais específico para detalhar as áreas de risco que vêm sofrendo mais com a erosão, para que se analise se há vidas em risco. A última recomendação da Semace é que seja feito um plantio na área, visando o maior controle do processo de erosão e criando alternativas para que o transporte natural de areia volte a acontecer.