Eduardo Girão, Capitão Wagner e Kamila Cardoso antes da votação do segundo turno. Foto: Miguel Martins.

Apesar de ter se coligado com algumas figuras já conhecidas nos bastidores da política local, a aliança em torno da candidatura de Capitão Wagner (PROS) foi marcada pela presença de dois neófitos na vida pública, o senador Eduardo Girão (Podemos) e a advogada Kamila Cardoso. Mesmo sendo derrotado nas urnas, o deputado federal afirmou sentir orgulho desses novos quadros políticos, destacando que eles são nomes com princípios e que têm muito a contribuir com o Estado.

Kamila Cardoso, apesar da derrota, afirmou ao Blog do Edison Silva que não sairá mais da vida política, uma vez que foi testemunha de muitas situações que a fizeram ter mais vontade de se manter na vida pública em busca de melhorar a vida das pessoas. A advogada é defensora das causas sociais e trabalha com foco no bem-estar de crianças e adolescentes com deficiência.

Já Eduardo Girão, eleito em 2018 senador da República, derrotando o então presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB), se notabilizou no pleito deste ano como uma das principais figuras a investir na candidatura de Wagner. Coordenador da campanha do republicano, o parlamentar destinou mais recursos para a candidatura do amigo do que o próprio partido (PROS) do candidato.

Dos 12 candidatos a vereador eleitos pela coligação de Capitão Wagner para a próxima legislatura, metade não havia sido eleita em eleições passadas e inicia vida pública a partir do próximo ano. São eles: Erivaldo Travassos (PSC); Inspetor Alberto e Bruno Mesquita, ambos do PROS; Germano Heman (PMB), Danilo Lopes (Pode) e Carmelo Neto (Repu).

“Fico muito feliz em poder contribuir com a renovação na política cearense. A Kamila tem um trabalho reconhecido na sociedade e terá condições de ajudar muito mais, a partir de agora”, disse Capitão Wagner ao Blog do Edison Silva.

Segundo ele, “os velhos caciques começaram a derreter em 2018 e derreteram mais agora”. Em 2016, quando se candidatou a prefeito de Fortaleza pela primeira vez, Wagner se cercou de antigas lideranças políticas cearense, mas rompeu com a maioria deles no decorrer dos anos.

“A renovação política é necessária e tenho orgulho grande de apresentar novos líderes políticos que têm relação com princípios. Quando a gente vê velhas práticas e ter ao meu lado pessoas íntegras que orgulham o povo cearense, isso pra mim é muito bom” – (Capitão Wagner)