Proposta foi apresentada pelo deputado Idilvan Alencar. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira (18), projeto de Lei que prevê acesso gratuito à Internet, para fins educacionais, a alunos e professores de escolas públicas do ensino básico. De autoria do deputado Idilvan Alencar (PDT), a proposta destina R$ 3,5 bilhões para a aquisição dos serviços e materiais a estudantes de baixa renda e educadores de todo o País.

“A pandemia colocou a tecnologia em outro patamar na educação brasileira. Professores e estudantes aprenderam a usar tecnologia e esse processo não volta atrás. Cabe a nós garantir que ninguém seja excluído desse processo”, destacou o autor da proposta, Idilvan Alencar.

O ensino remoto deve ser uma realidade em 2021, mesmo com o retorno das aulas presenciais. Especialistas e parlamentares defendem que o ensino hibrido (que mescla o ensino presencial e remoto) será uma alternativa para garantir o distanciamento social e auxiliar na recuperação do ensino.

“Em 2021, precisamos de um grande pacto pela aprendizagem para recuperar o tempo perdido. A tecnologia será uma grande aliada”, pontuo Idilvan.

O texto aprovado segue agora para o Senado, e caso seja aprovado, vai à sanção presidencial.