Antônio Henrique deve ser reconduzido à Presidência da Casa e dará posse ao prefeito eleito, Sarto. Foto: Divulgação.

Está tudo pronto para a solenidade de posse do prefeito Sarto (PDT), seu vice, Élcio Batista (PSB), e os 43 vereadores de Fortaleza eleitos no pleito de novembro passado.

Em um ano atípico, devido à pandemia do novo coronavírus, a sessão preparatória está marcada para acontecer a partir das 13h30min, de forma híbrida, ou seja, presencial e virtual.

De acordo com o cerimonial da Câmara Municipal de Fortaleza, os vereadores eleitos deverão participar do evento a partir de seus gabinetes, comparecendo ao Plenário Fausto Arruda somente no momento da posse propriamente dita. Por ordem alfabética, os parlamentares serão convocados, em grupo de cinco, a se deslocar até o Plenário, para a assinatura do termo de posse.

No local, estará o presidente da sessão, o vereador Elpídio Nogueira (PDT), por ser o mais idoso e aquele com mais mandatos eletivos na Casa. Além de dois vereadores de partidos diferentes, designados pelo Presidente da sessão solene, para secretariar os trabalhos.

Os vereadores participarão da solenidade de forma virtual, e no momento da assinatura do livro da ata de posse se deslocarão até o plenário, que permanecerá esvaziado. Após esse período, haverá a eleição da Mesa Diretora, também por meio remoto.

Posse do prefeito

A chapa deverá contar com 10 membros candidatos, sendo pelo menos um do sexo feminino, para concorrer aos cargos de Presidente, 1º Vice-presidente, 2º Vice-presidente, 3º Vice-presidente, 1ª Secretario, 2º Secretario, 3º Secretario e três suplentes. A chapa que receber a maioria absoluta, ou seja, no mínimo 22 votos, ganha a eleição para o biênio 2021-2022.

Terminada a votação, os eleitos seguem ao plenário para dar posse ao prefeito Sarto e ao seu vice, Élcio Batista. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Henrique (PDT), autoridades e demais familiares dos empossados não foram convidados para a solenidade, a não ser cônjuges e filhos.

“Estamos buscando tomar todas as medidas possíveis para evitar aglomeração, respeitando o decreto governamental”, disse ao Blog do Edison Silva.

Segundo informações da assessoria da Casa Legislativa, após a posse dos vereadores, haverá uma coletiva de imprensa com a nova composição da Mesa Diretora, e com o prefeito Sarto, o que também deve acontecer de modo virtual.

Somente uma chapa deve ser formada para concorrer a Mesa Diretora. De acordo com o que foi apurado pelo Blog do Edison Silva, o PDT deve participar da chapa com três nomes. PT, PSB, Cidadania e PROS também estão sondados para compor, sendo que cada um ocupará apenas um cargo. Antônio Henrique, que tenta reeleição, também informou que em caso de formação consensual de somente um grupo, respeitará a proporcionalidade partidária.