Vereador Márcio Martins deve liderar bancada oposicionista. Foto: CMFor.

O bloco de oposição formado por partidos que apoiaram a candidatura de Capitão Wagner (PROS) a prefeito de Fortaleza, quer participação na Mesa Diretora da Câmara Municipal bem como a presidência de duas ou três comissões técnicas permanentes.

O grupo, formado por nove vereadores, espera se reunir com o presidente do Legislativo, Antônio Henrique (PDT), na próxima quinta-feira (17), para definir que espaços terá na Casa, a partir de 2021.

Os partidos que votaram em Wagner elegeu doze vereadores para a próxima Legislatura. No entanto, três deles já definiram que não farão parte da bancada oposicionista na Casa. São eles: Welington Saboia e Germano Heman, do PMB; além de Erivaldo Xavier, do PSC.

Ainda que tenha tido essas baixas, o grupo dos nove ainda tem como ocupar espaços na Câmara Municipal, isso de acordo com a proporcionalidade partidária.

O presidente Antônio Henrique conversou, individualmente, com cada um dos vereadores de oposição, sendo Ronaldo Martins (Repu) o último a ser recebido. Terminado esse processo de conversações, o pedetista se comprometeu em receber, na quinta-feira (17), todo o grupo.

A ideia, segundo o líder do bloco, Márcio Martins (PROS), é buscar um entendimento com o chefe do Legislativo, que busca reeleição, quanto aos espaços a serem preenchidos pelos parlamentares da bancada oposicionista ao Governo Sarto.

“Se houver respeito na proporcionalidade do bloco, dos partidos, a gente caminha com ele (Antônio Henrique)”, revelou Martins que deve liderar o bloco nos próximos anos, enquanto que Sargento Reginauro (PROS) deve presidir o partido em Fortaleza.

De acordo com Márcio, pelo tamanho da bancada, os partidos terão direito a assentos em todas as comissões temáticas. Danilo Lopes (Pode), por exemplo, tem interesse em participar da comissão de Saúde, Reginauro quer permanecer na comissão do Plano Diretor, Carmelo Neto (Repu) no colegiado do Desenvolvimento Econômico, enquanto que Inspetor Alberto (PROS) sinalizou para ter participação na comissão de Segurança.

“A gente quer que esse bloco tenha a presidência de, no mínimo, duas ou três comissões, a exemplo do que foi feito pelo então presidente da Câmara, Salmito Filho. E na época éramos um partido com apenas quatro membros, e agora temos um bloco de nove”, disse o líder do grupo.