Deputado Sérgio Aguiar (PDT) acredita ter conhecimento suficiente do Parlamento cearense para pleitear o cargo de presidente. Foto: Blog do Edison Silva.

Passadas as eleições municipais, os olhos na Assembleia Legislativa do Ceará passam a mirar na eleição da nova Mesa Diretora da Casa, incluindo aí o novo presidente. Com o atual presidente, José Sarto (PDT), eleito prefeito de Fortaleza, começam a aparecer, publicamente, os nomes com vontade de substituí-lo no comando da AL.

Apesar de tomar posse somente após o recesso de janeiro, a nova Mesa Diretora para o biênio 2021/2022, deve ser eleita em votação no plenário até o dia 15 de dezembro.

Acordo anterior

Uma das questões discutidas nos bastidores é se será cumprido o acordo realizado quando da eleição da atual Mesa Diretora, há 2 anos. Naquele momento, ficou acertado que quem participasse da Mesa no primeiro biênio do mandato, não faria parte do segundo.

Se o “acordo” for cumprido, alguns nomes fortes para a sucessão de Sarto ficariam de fora, como o atual vice-presidente, Fernando Santana (PT) e, principalmente, o atual 1º-secretário Evandro Leitão (PDT), um dos favoritos ao cargo.

O cumprimento da palavra empenhada é algo esperado principalmente por parlamentares que sonham em comandar a Casa.

Candidato

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) não esconde o desejo de que as “regras” firmadas sejam cumpridas. “Acredito que as regras estabelecidas no começo da legislatura foram de que quem participasse da Mesa no primeiro biênio, não faria parte no segundo, ou seja, não haveria reeleição. Assim, demonstrei o interesse de aguardar pelo biênio final da legislatura”, explicou, sem negar o interesse em concorrer à presidência.

“Já fui primeiro secretário, líder do partido, líder do governo, presidente da CCJR, presidente da Comissão de Turismo, atualmente exerço a presidência da Comissão de Fiscalização e Controle, portanto, sou um profundo conhecedor do parlamento cearense. Seria uma honra para mim representar o meu partido em uma posição de comando da Assembleia”, declarou o parlamentar ao Blog do Edison Silva.

Diferentemente de Sérgio Aguiar, a grande maioria dos deputados não fala abertamente sobre a disputa do cargo. Com a maior bancada da Assembleia, o PDT ocupa a maioria dos cargos na atual Mesa Diretora, além da presidência. Dificilmente isso será mudado.